Os famosos saldões de início de ano e a venda de material escolar são apostas para aquecer o comércio de Belo Horizonte em janeiro. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é de que a movimentação do setor cresça 2% neste mês. O indicador é maior do que o alcançado em 2024, quando  houve um incremento de 1,84% no volume de vendas em comparação com o mesmo mês do ano de 2023.

“Essas promoções ajudam a movimentar o comércio em um período em que as vendas tendem a ser menores em função das férias. Muitos também deixam para realizar a troca de presentes entre os familiares e amigos neste período, já que os preços estão mais baixos, e muitas pessoas reservam uma parte do 13° salário para aproveitar as ofertas”, enfatiza o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Conforme o dirigente, para os lojistas terem um desempenho positivo nos saldões de início do ano, a palavra-chave é planejamento. Veja outras coisas que Marcelo destaca como importantes antes de abrir as portas com liquidações:

  • identificar os produtos não vendidos no Natal e selecionar os mais adequados para o saldão;
  • calcular descontos realistas que atraiam clientes sem prejudicar o fluxo de caixa;
  • divulgar as promoções de forma rápida e eficiente;
  • oferecer boas opções de pagamento;
  • investir em atendimento ágil.

Consumidor 

Ainda segundo a CDL/BH, assim como os lojistas devem fazer um planejamento para iniciar uma liquidação, o consumidor também precisa se preparar antes de ir às compras. É preciso lembrar que o início do ano é marcado por compromissos financeiros inadiáveis como IPVA, IPTU e matrículas escolares. 

Para evitar a inadimplência, o ideal é que o consumidor determine um orçamento para as compras neste período de liquidação. “Ele pode elaborar uma lista de itens prioritários, tomando cuidado para não comprar por impulso e estourar o orçamento”, aconselha Souza e Silva.