O Carnaval de Belo Horizonte deve resultar em um crescimento de até 20% no faturamento de bares e restaurantes neste ano. As expectativas são positivas para 67% dos empresários do setor na capital. Os dados constam em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e divulgada nesta segunda-feira (17).

Conforme o levantamento, do total de empresas que acreditam em expansão nos lucros, 52% projetam um salto de até 20%, enquanto 9% confiam em resultados ainda mais altos sobre o faturamento. Nos dias de folia deste ano, a prefeitura de Belo Horizonte calcula que mais de 6 milhões de pessoas devem circular pelas ruas e avenidas da capital para acompanhar os desfiles de blocos. 

A presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha, pontuou que o crescimento da festa na capital não anima apenas a economia do setor, mas movimenta toda a cadeia produtiva, gerando emprego e renda. “O Carnaval de Belo Horizonte já é uma referência nacional e tem um impacto significativo para os bares e restaurantes. Além de movimentar a economia e gerar empregos, a festa fortalece o turismo e a cultura da cidade. As ações e campanhas deste ano mostram que é possível crescer de forma organizada, sustentável e segura para todos”, comenta.

Em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (14), a Belotur lançou oficialmente o Carnaval 2025. Um dos tópicos abordados foi a campanha “Carnaval é na Lata”, que incentiva a venda de bebidas exclusivamente em latas de alumínio, contribuindo para a sustentabilidade e segurança dos foliões.

Também foi anunciada a campanha “Boas Práticas para a Proteção de Mulheres e Meninas em Bares, Restaurantes e Casas Noturnas”, que reforça a importância da segurança nos estabelecimentos. A medida visa orientar funcionários e clientes sobre como agir diante de situações de assédio ou outros tipos de violência.