A marca da designer mineira Tania Bulhões está no centro de uma polêmica que cresceu nas redes sociais nas últimas duas semanas. Internautas questionam se as peças de louça vendidas pela empresa de luxo sediada em São Paulo seriam exclusivas ou, na verdade, importadas de um país oriental.
No Instagram, a marca Tania Bulhões se manifestou através de uma postagem feita no Instagram neste domingo (2), afirmando que seus produtos "são reproduzidos sem autorização" (veja mais abaixo).
A história começou a viralizar no dia 14 de janeiro quando a internauta Izadora Palmeira publicou um vídeo em que relatava ter tomado um “café de R$ 5” na Tailândia em uma xícara idêntica à da coleção Marquesa, de Tania Bulhões. “Cheguei em casa, fui conferir a que eu tinha e, olhem, a mesma xícara, porém com o logo Tania Bulhões. Inacreditável, olhem isso, idêntica. Para quem paga uma fortuna, está aí”, disse ela. No TikTok, o vídeo de Izadora obteve 478,7 mil visualizações e 42 mil curtidas.
O relato de Izadora ganhou maior repercussão quando foi reproduzido pela influenciadora Isa Rangel, que trata com bom humor temas que envolvem “riqueza”. Após falar sobre a postagem no TikTok, Isa afirmou que o problema estaria na publicidade feita por Tania Bulhões - no site da loja de artigos de luxo há um texto que afirma serem as fazendas de Minas Gerais a inspiração para os desenhos da coleção Marquesa, com limões sicilianos e borboletas.
“O problema, minhas amigas, vou dizer qual: pode ser até que tenha limão em Minas Gerais… mas limão siciliano?”, disse Isa, insinuando que a plantação deste tipo de fruta não é muito comum em território mineiro. A influenciadora mostra ainda um suposto vídeo em que uma logo de Tania Bulhões teria sido raspada de uma porcelana, revelando, por baixo, uma marca de “made in Turkey” (feito na Turquia). O conjunto com uma xícara e um pires da coleção Marquesa custa R$ 210 no site da Tania Bulhões.
Veja o vídeo de Isa Rangel:
'Reproduzidos sem autorização'
Após a repercussão nas redes, a marca da designer mineira publicou uma postagem com um vídeo sobre a produção das porcelanas na fábrica francesa Royal Limoges, adquirida em 2023. Em um longo texto intitulado “A Tania Bulhões e o Controle do Processo Produtivo”, a empresa não cita a polêmica nascida no TikTok, mas afirma que “tem seus produtos frequentemente copiados”.
“À medida que crescemos, percebemos que, especialmente com coleções antigas, poderíamos ter tido um controle mais rigoroso sobre nossa propriedade intelectual. Naquele momento, ainda não tínhamos a estrutura que temos hoje para proteger integralmente nossos designs e garantir um acompanhamento mais próximo da produção. Esse aprendizado reforçou nossa decisão de fortalecer cada vez mais nosso processo produtivo, assegurando que a originalidade e identidade da Tania Bulhões sejam sempre preservadas”, afirma a empresa no Instagram.
"Nosso design, nossas coleções e até mesmo nossa identidade visual são reproduzidos sem autorização. Isso reforçou ainda mais a necessidade de fortalecer nossa produção própria, garantindo que nossos clientes sempre tenham acesso a produtos autênticos, feitos com o padrão de qualidade e sofisticação que fazem parte da nossa história", .
Procurada pela reportagem de O TEMPO, a assessoria de imprensa afirmou que "a marca publicou seu posicionamento sobre as alegações em seus canais oficiais nas redes sociais".
Confira a íntegra da postagem: