Ao menos 24% dos consumidores admitem que já deixaram de pagar uma conta básica e usaram o dinheiro para aproveitar uma promoção ou desconto. O dado é de um estudo encomendado pela Serasa e realizado pelo Instituto Opinion Box, que revela ainda que pelo menos 75% dos brasileiros pretendem aproveitar a semana do consumidor para quitar pendências financeiras e se livrar das dívidas.

Neste sábado (15 de março), é celebrado o Dia do Consumidor, data considerada a Black Friday do primeiro semestre para o comércio e que tem o intuito de reforçar os direitos dos consumidores. O principal motivador para 53% dos brasileiros realizarem alguma compra ou negociação durante esta semana são os descontos exclusivos, segundo o estudo.

Além disso, 85% dos entrevistados disseram que pesquisam preços e promoções antes de realizar qualquer compra, o que, na opinião dos especialistas do Serasa, demonstra sensibilidade com o planejamento financeiro. “Felizmente, promoções e descontos conquistaram espaços cativos na saúde financeira do brasileiro”, observa Thiago Ramos, especialista em educação financeira da Serasa.  

Outros dados da pesquisa

  • 61% dizem que se tivessem mais saldo na conta ou maior limite do cartão usariam o valor para quitar contas atrasadas
  • 45% também usufruiriam de cashback ou parcelamento com desconto, caso disponível
  • 53% dizem que descontos são o principal motivador de compra
  • 24% já deixaram de pagar contas básicas para aproveitar promoções e descontos, embora 49% recuem quando se percebem endividados
  • Para 59% dos consumidores, pagar dívidas é prioridade na Semana do Consumidor

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Opinion Box entre 21 de fevereiro e 5 de março de 2025, com 1.583 consumidores de todo o país.  

Descontos no Serasa Premium 

Para marcar a Semana do Consumidor, o Feirão Limpa Nome oferece desconto especial de 67% na assinatura do Serasa Premium, serviço de monitoramento de dados. Quem negociar uma dívida no site ou no aplicativo da empresa poderá contratar o serviço por R$ 7,90 mensais. As dívidas de 1.456 empresas podem ser negociadas com até 99% de desconto.