SÃO PAULO - Quem deseja empreender, mas não dispõe de muitos recursos para investir pode encontrar oportunidades na ABF Franchising Expo 2025, que está acontecendo na Expo Center Norte em São Paulo (SP). O Espaço Microfranquias da feira apresenta marcas com modelos de negócios a partir de R$ 6,7 mil - valor inicial da TZ Viagens, por exemplo - até opções de R$ 132,5 mil. 

Ao todo, 18 marcas ocupam o espaço voltado às microfranquias, que são modelos de negócios com investimento inicial de até R$ 135 mil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse formato cresceu nos últimos anos por ser mais acessível e prático, com operações simplificadas e possibilidade de atuação em formatos como quiosques e home-based, que dispensam ponto físico.

Um levantamento da ABF mostrou que 43% das redes associadas à entidade já trabalham com microfranquias. Entre maio de 2023 e maio de 2024, foram registradas 122 novas marcas nesse modelo, além disso 26 redes tradicionais lançaram versões mais enxutas de seus negócios. Neste formato, os segmentos que mais se destacam são Serviços e Outros Negócios - puxado principalmente por consultorias e redes financeiras - seguido por Alimentação, Casa e Construção, Saúde, Beleza e Bem-Estar e Educação.

“As microfranquias representam um franchising mais acessível e inclusivo, que impulsiona o espírito empreendedor. Esse espaço tem um papel fundamental na democratização do acesso ao franchising, funcionando como uma porta de entrada para quem deseja começar a empreender”, afirma Felipe Buranello, diretor de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF.

Buranello lembra que, embora mais baratas, as microfranquias são regidas pela mesma Lei de Franquias (13.966/2019) que regula o setor, com os mesmos direitos e deveres para franqueadores e franqueados. “É essencial entender o suporte oferecido pela marca e os detalhes técnicos e operacionais do negócio. A diferença está apenas no investimento, mas a responsabilidade é a mesma”, reforça.

Entre as marcas que estão no espaço estão Nutty Bavarian (a partir de R$ 99 mil), Mary Help (a partir de R$ 40 mil), Seguro Multas (R$ 30 mil), Rosa Make (R$ 90 mil), VC.Autor (R$ 19 mil), além de opções mais baratas como a DRS Protect (R$ 8 mil), Nocta Corretora de Seguros (R$ 9.990) e Bee Delivery (R$ 15 mil).

Apoio

Para ajudar os futuros empreendedores, a ABF lançou o Guia Rápido de Microfranquias (link do guia: https://www.abf.com.br/abf-lanca-guia-rapido-sobre-microfranquias-para-orientar-empreendedores-na-escolha-e-gestao-do-seu-negocio/), um conteúdo gratuito, digital e multimídia que explica os quatro pilares do franchising: marca, know-how, produtos e serviços e a legislação, além de trazer dicas práticas para escolher bem o negócio. O material está disponível na trilha “Mundo do Franchising” da plataforma educacional ABF Academy (link da plataforma: https://www.abfacademy.com.br/login).

*Repórter viajou a convite da ABF.