O público frequente das festas juninas de Belo Horizonte está em queda. É o que demonstra uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG) divulgada nesta segunda-feira (30/06). Entre o último ano e 2025, o número de pessoas que afirmam que diz sempre participar de festas juninas caiu de 48,6% para 32%.

Por outro lado, a porcentagem de entrevistados que dizem participar às vezes se elevou de 14,3% para 30,2%, o que manteve o público eventual das festas estável. As escolas são o local mais frequentado pelos entrevistados — são apontadas por 60% deles, à frente dos eventos de rua (55,7%).

A pesquisa também listou os produtos mais consumidos no período. Nas três primeiras posições, estão os caldos (65%), o cachorro quente (49,3%) e o churrasquinho (45,7%). 

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Inflação chega às festas juninas de BH

O Ipead/UFMG avaliou, ainda, a variação de preços dos insumos para comidas típicas de festas juninas em BH. A maior alta foi a do pacote de 500 g de amendoim vermelho cru, que subiu de R$ 13,78 para R$ 15,70. Em compensação, também houve baixas, como a do quilo do feijão carioca, que caiu de R$ 7,98 para R$ 7,06, diminuição de 11,5%.