Símbolo do inverno de Belo Horizonte, os ipês se tornaram protagonistas de um divertido concurso cultural promovido pelo bar Pirex, localizado na Galeria São Vicente, no Centro de Belo Horizonte. O local vai premiar a foto "mais bonita" e a foto "mais mal tirada" das árvores. Serão três vencedores de cada categoria e o primeiro lugar ganhará R$ 500 em consumação no estabelecimento. 

As inscrições vão até sábado (19/7) e, para participar, basta enviar a sua foto no chat privado do perfil do Pirex no Instagram (@barpirex). A foto deve ter sido tirada em 2025 e concorrerá em apenas uma das categorias. Profissionais também podem participar, mas, segundo as regras, não podem ficar em primeiro lugar - podendo faturar apenas a segunda ou terceira colocação. 

Um júri formado por sete pessoas será responsável por selecionar as três melhores imagens de cada categoria e, em seguida, os seguidores poderão votar nas redes para definir o primeiro, segundo e terceiro lugar. Em caso de empate, o júri decide o resultado final. A previsão é que o resultado seja divulgado até o dia 26 de julho. 

Todos os finalistas ganharão uma caixa de cerveja Amstel, boné e copos do Pirex. Além disso, haverá premiação específica para cada colocação. Confira:

  • 1º colocado: R$ 500 em consumação no Pirex;
  • 2º colocado: almoço para duas pessoas no Pirex;
  • 3º colocado: kit com torresmo, cachaça e picolé. 

"Valorizando o que é nosso"

Fundado em 2022 pelos sócios Vitor Velloso, Caio Soter e Camila Ribeiro, o bar é famoso por seus petiscos em estufas. De acordo com Vitor, trata-se do primeiro concurso promovido pelo bar e a intenção é valorizar os ipês, que já se tornaram um símbolo da capital mineira. 

"Reparei que muitas pessoas param na rua para tirar fotos dos ipês e tenho visto muitas postagens também. Há fotos muito bonitas e outras muito mal feitas, o que é legal também. Quando estive no Japão, tive a oportunidade de estar lá na época da florada das cerejeiras e é uma coisa maravilhosa, tem até festival. Então decidimos ser 'embaixadores' desse movimento envolvendo os ipês em BH", afirma o empresário. 

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), há atualmente mais de 24 mil ipês plantados na capital mineira.