O crescimento contínuo do volume de golpes cibernéticos somado às dificuldades que as empresas enfrentam para terem suas próprias equipes de TI dedicadas à segurança de dispositivos digitais como computadores, notebooks, tablets e smartphones tem proporcionado o crescimento do mercado de prestadores de serviços de TI (Managed Service Provider - MSPs). Em Belo Horizonte, o número de empresas deste setor registrou um crescimento de 40% nos últimos dois anos, segundo um levantamento feito pela ADDEE, empresa que atua há 11 anos no fornecimento de soluções de gestão de TI para MSPs.

Para Brenda Busanelli, COO da ADDEE, o fato de as empresas não poderem mais se dar ao luxo de ter interrupções em suas áreas de TI tem impulsionado a busca por parceiros que garantam a continuidade operacional. “Belo Horizonte tem sido uma das capitais nas quais este aquecimento está ocorrendo de uma forma mais intensa. Nossa base de clientes e contatos na cidade cresceu 40% desde 2023, ao ponto de, atualmente, ser inferior apenas a São Paulo”, diz.

O estudo Panorama da Comunidade MSP revela o ritmo da evolução que este tipo de empresa vem experimentando no Brasil ao longo dos últimos cinco anos. De acordo com o estudo, em 2019 a maioria das empresas nacionais dedicadas à prestação deste serviço não possuía mais do que cinco funcionários, sendo que 19% delas eram operadas por uma única pessoa. Já no final de 2024, apenas 10% dessas organizações tinham apenas o fundador como o único responsável por todas as tarefas. Enquanto isso, 52% já empregavam até 9 pessoas e 30% possuíam entre 10 e 49 funcionários.

Outro estudo da ADDEE mostra que caso todos os dispositivos digitais em uso pelas empresas do Brasil atualmente estivessem sob a supervisão de um MSP, essa atividade movimentaria um valor superior a R$ 183 bilhões por ano.

No dia 22 de julho, os MSPs de BH terão uma oportunidade para se manter atualizados sobre as principais tendências do setor durante o MSP Summit Roadshow, realizado pela ADDEE, que acontecerá no WO Center Experience.

Entre os destaques da programação haverá, por exemplo, palestras sobre como montar uma estratégia de proteção completa, que vai desde backup e monitoramento até segurança avançada de endpoints, redes e dados. Outro conteúdo oferecido será a demonstração de análise do Programa de Eficiência Operacional, além de soluções, indicadores de performance e padrões operacionais.