Belo Horizonte recebe no próximo mês a primeira edição do Wine Expo, encontro de negócios B2B do setor vitivinícola de Minas Gerais. O evento é gratuito e acontece nos dias 5 e 6 de agosto, no BeFly Minascentro, na região Central de BH. Profissionais que desejem expor e amantes da bebida que queiram aproveitar a programação já podem realizar as suas inscrições.
A expectativa é que o evento conte com 50 expositores nacionais e internacionais e reúna cerca de de 2 mil participantes - inxlincluindo vinícolas, importadoras, distribuidoras, supermercados, restaurantes, hotéis e bares, além de pessoas interessadas nas novidades e tendências do mercado.
A feira contará também com palestras, painéis e masterclasses com curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers – Seção Minas Gerais (ABS-MG). Os temas abrangem enoturismo, sustentabilidade, futuro da vitivinicultura, ecossistema global do vinho e desafios - como a substituição tributária, e oportunidades de expansão internacional.
O evento também exibirá a diversidade da produção nacional, com vinícolas de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e do Sul do país, além de abrir espaço para outros tesouros da gastronomia mineira, como cafés especiais, cachaças e queijos artesanais.
Potencial para exportação de vinhos para Hong Kong
Um dos destaques é a oportunidade de negócios e exportação para o mercado asiático, especialmente Hong Kong, que oferece isenção de impostos aos vinhos importados.
Apesar do Brasil ser o maior importador de vinhos na América Latina, respondendo por 42% das compras regionais, sua posição como exportador é modesta, ocupando a 6ª colocação na América do Sul e 42ª no mundo, com exportações ao redor de US$ 105 milhões para destinos como Paraguai, Uruguai, China, Estados Unidos e Reino Unido, conforme dados de 2023.
A entrada no mercado de Hong Kong, um dos maiores hubs comerciais asiáticos para o vinho, pode acelerar a internacionalização da produção nacional.
Minas Gerais tem crescido no setor
Minas Gerais tem se consolidado como referência emergente no enoturismo e na produção e comercialização de vinhos de alta qualidade no Brasil, acompanhando o amadurecimento do consumidor brasileiro, que posiciona o país atualmente como o 14º maior mercado mundial no segmento.
O mercado brasileiro de vinhos mostrou em 2024 um crescimento robusto, com movimentação financeira de R$ 19,36 bilhões e um consumo total de 607,8 milhões de litros, conforme levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
MG tem acompanhado essa tendência de expansão, dobrando em cinco anos o número de produtores, que passou de 50 para cerca de 100, e movimentando hoje aproximadamente R$ 120 milhões por ano.