Depois de fazer a alegria de confeiteiras Brasil afora, agora pode chegar a vez de as cervejarias faturarem com o morango do amor. No Rio Grande do Sul, a empresa Ferigollo se inspirou no doce que viralizou nas redes para desenvolver o "chope morango do amor".
A bebida, em fase final de testes, será lançada na Exposição Internacional de Animais (Expointer), em Esteio (RS), entre 30 de agosto e 7 de setembro. Cleverton Ferigollo, dono da Vinícola Ferigollo e da Topa Beer Cervejaria, contou que estava em busca de novidade para apresentar na feira e, por isso, resolveu apostar no hype do momento. "Quis aproveitar para surfar nessa onda. Essa é a hora", contou à reportagem.
O empresário estava em uma pequena feira próximo à sua cidade, Frederico Westphalen, distribuindo amostras da primeira versão da bebida, quando concedeu a entrevista. Ele disse que o feedback vinha sendo positivo, e que seu temor, de que ficasse muito doce, não se confirmou. "A aceitação está sendo ótima, o chope tem 'drinkability', não é enjoativo. As pessoas bebem mais de um copo".
Os morangos incluídos no chope durante a maturação são adquiridos em agroindústrias registradas no Programa Estadual da Agricultura Familiar, do Rio Grande do Sul e, segundo Cleverton, são a base do dulçor da bebida. "É o que predomina, por isso ficou tão bom". A bebida, no estilo fruit beer, é caracterizada por ter menos lúpulo e mais malte na composição.
O empresário disse ter ficado surpreso ao constatar que não havia marca alguma relacionada ao produto no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e tratou de dar entrada no registro.
Ele vai levar cerca de 5 mil litros do chope de morango do amor para vender na Expointer, em copos e latas de 473 ml, e não pensa em tirar a bebida do seu portfólio. Pelo contrário. Quer escalar a produção. "Sou uma cervejaria pequena, mas se alguma empresa quiser vender em todo o Brasil, estou aberto a negociação".