A Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas) lançou, nesta terça-feira (2/9), a 13ª edição do Minas Gerais International Business Guide. O documento, disponível em seis idiomas, apresenta dados, informações econômicas e oportunidades para fomentar o ambiente de negócios no território mineiro.
O lançamento, realizado em solenidade no Automóvel Clube, no Centro de Belo Horizonte, reuniu empresários e representantes de setores produtivos. Presidente da ACMinas, Cledorvino Belini destaca que o documento tem potencial para acentuar a formalização de novas parcerias econômicas no Estado. Outra possibilidade é auxiliar na busca por novos mercados a produtos mineiros impactados por tarifas impostas por Donald Trump para entrar nos Estados Unidos.
“Com esse tarifaço, temos duas situações: uma é negociar para encontrar uma redução nas tarifas, como outros países estão fazendo, mas, acima de tudo, buscar novos mercados. Sabemos que não podemos ficar na dependência de um ou dois mercados e certos produtos. Então, isso serve de lição para buscar novos mercados, e o guia é uma mão completa para isso”, destaca.
Belini ressalta a robustez do material, que será atualizado trimestralmente. O guia terá circulação entre empresas, representações diplomáticas e instituições de fomento ao comércio internacional. “Ele contém informações em várias línguas que permitem uma relação de Minas Gerais com o mundo, saber onde podemos desenvolver os nossos negócios, mostrando o que Minas tem a oferecer e ajudando a criar oportunidades.”, acrescenta.
O presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da ACMinas, Cláudio Mota, classifica o documento como uma bússola para guiar a atividade econômica em território mineiro. Ele afirma que há um ganho para as empresas que desejam iniciar com exportações a partir das informações reunidas no guia. “É muito importante que nós tenhamos novas empresas nesse mercado internacional, para isso precisamos desmistificar essa dificuldade que existe. Exportar é fácil, importar é fácil, e é isso que a gente quer ajudar as empresas”, arremata.
Mota reforça que o Minas Guide apresenta um panorama aprofundado das vocações regionais, cadeias produtivas, infraestrutura logística, ativos econômicos, polos de inovação, além de dados atualizados sobre o ambiente de negócios em Minas. O material está disponível, na íntegra, no site da ACMinas.