no brasil

Anvisa interdita 7 farmácias de manipulação por comércio irregular de remédios

Operação apreendeu mais de 1 milhão de frascos de produtos injetáveis, como emagrecedores, hormônios esteroides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos


Publicado em 27 de setembro de 2023 | 12:56
 
 
 
normal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou ao menos sete farmácias de manipulação que estavam comercializando de forma irregular alguns medicamentos. Ao todo, foram apreendidos mais de 1 milhão de frascos de produtos injetáveis, como emagrecedores, hormônios esteróides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos.

A agência destacou que as empresas interditadas descumpriam a legislação em pontos críticos, como esterilidade, controle de qualidade e origem dos insumos. “Esse tipo de conduta põe em risco a saúde dos consumidores, uma vez que tais produtos estão fora dos padrões de qualidade e, portanto, são impróprios para o consumo.” 

A legislação prevê que farmácias de manipulação devem atender a prescrições individualizadas, de acordo com as características dos pacientes. No entanto, segundo o órgão, durante as fiscalizações, foi constatado que algumas das drogarias atuavam de maneira similar às indústrias farmacêuticas, mas sem registro, o que configura crime. 

Conforme a agência, em um dos estabelecimentos em São Caetano do Sul, São Paulo, havia inúmeras ampolas estéreis prontas para uso, com diversos componentes medicamentosos. O local atuava com “desvio da atividade licenciada, sem a devida autorização, e com produção em larga escala.” 

As ações, realizadas com apoio das Vigilâncias Sanitárias dos estados e municípios, também inspecionaram farmácias em Santa Catarina e na Bahia. As inspeções seguirão, com o monitoramento da importação dos insumos e o comércio eletrônico dos produtos. 

Denúncias 

Para denúncias, a Anvisa recomenda que o cidadão entre em contato com a Vigilância Sanitária de seu município ou com a própria agência mesmo, por meio da Ouvidoria.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!