SÃO PAULO. O aplicativo de transporte brasileiro Easy e o espanhol e Cabify firmaram acordo para unir suas operações na América Latina. A informação foi veiculada pela agência de notícias Bloomberg, que afirma que as negociações ocorriam desde o ano passado, e confirmada pela reportagem. As empresas, no entanto, se recusaram a dar detalhes da operação.
Juan de Antonio, presidente da espanhola Cabify, disse à agência que a parceria aconteceu devido à afinidade de metas das empresas e ao fato de que, juntas, elas poderiam atingir seus objetivos mais rapidamente.
Criada em 2011, a brasileira Easy, que inicialmente atuava exclusivamente com chamadas de táxi, já levantou US$ 77 milhões (R$ 256 milhões) em investimentos, segundo o site Crunchbase, de dados do mercado de startups. Já a Cabify obteve um total de US$ 243 milhões.
Os aplicativos continuarão a operar com suas próprias marcas e equipes, sob um modelo semelhante a uma holding, disse ao jornal “Valor Econômico” o diretor da Cabify no Brasil, Daniel Velazco-Bedoya. Os valores envolvidos não foram revelados.
Concorrência forte. A união ocorre em momento de intensa competição no mercado brasileiro. Sintomas do acirramento da disputa são os descontos para clientes fornecidos rotineiramente pelas startups e os investimentos feitos no setor. Neste ano, a concorrente 99 já levantou US$ 200 milhões em empresas como Didi Chuxing (que comprou as operações da Uber na China) e a japonesa SoftBank. Em abril, a Cabify anunciou que investiria US$ 200 milhões no país.
A estimativa é que o mercado de corridas com carros particulares seja de 30 milhões de viagens por mês, com a Uber respondendo por 60% a 70% do total.
Tallis Gomes
- Criador do Easy
- Mineiro de Carangola
- Montou seu primeiro negócio digital em 2001, aos 14 anos: comprava e vendia celulares numa uma plataforma de marketplace
- Morou em Juiz de Fora e estudou no Rio de Janeiro
- Trabalhou em grandes empresas do setor privado
- Em 2011, fundou a Easy Taxi, sua quarta empresa, em competição de startups