A Araujo pretende investir cerca de R$ 150 milhões dentro de seu plano de expansão em 2024. A rede, que conta com mais de 240 lojas em Belo Horizonte e na região metropolitana, se aproxima de totalizar 340 filiais, distribuídas por mais de 60 municípios mineiros. A projeção de faturamento é de R$ 4,4 bilhões em 2024, alta de 17% no comparativo com o ano passado. Os anúncios foram feitos para marcar o aniversário de 118 anos da rede de drogarias, que será comemorado nesta quarta-feira (20).
O cronograma de lançamentos de novas lojas segue avançando em várias regiões do interior. Neste ano, o start foi a abertura da nova filial em Ipatinga, a segunda das três unidades programadas para a região do Vale do Aço.
O planejamento para o primeiro semestre de 2024 inclui ainda a estreia em Patrocínio e Ponte Nova, além de novas lojas em Três Corações, Esmeraldas e Curvelo.
“Ousamos adensar e avançar ainda mais, olhando estrategicamente para o potencial do mercado, expandindo nossa atuação e consolidando a nossa representatividade em Minas Gerais”, ressalta o presidente da Araujo, Modesto Araujo Neto.
A expansão também é progressiva nas vendas pelos canais digitais (site, aplicativo, Drogatel, marketplaces e WhatsApp), que já representam 14% do faturamento da rede.
Com a expansão da Araujo, a contratação de mais funcionários também é uma prioridade da empresa em 2024. “Nosso time não para de crescer, e já contamos com quase 11 mil colaboradores”, revela Modesto Araujo Neto.
A linha de produtos exclusivos Mió deve ultrapassar o mix de 400 itens disponíveis no mercado em 2024. A marca, que nasceu há apenas cinco anos, já tem produtos em praticamente todas as categorias e segue crescendo acima do esperado.
A Araujo também pretende ampliar em 2024 o leque de serviços de prevenção e controle de diversas doenças. Hoje a rede tem programas para o controle da diabetes, hipertensão, exames de aferição de glicemia e colesterol, tratamentos contra a obesidade e o tabagismo.
“Vamos ampliar o serviço de vacina para atender um número maior de lojas, incrementar o mix de testes rápidos e aumentar o serviço de atendimento em domicílio”, revela o presidente da companhia.
A parceria da Araújo com o Hospital da Baleia está completando 19 anos com a campanha “Doe seu Troco” e já arrecadou mais de R$ 35 milhões durante as quase duas décadas de ativação. O Instituto Hahaha, que integra a ONG Doutores da Alegria, também recebe o apoio da rede, com iniciativas desde 2012.
“E não podemos deixar de citar o nosso movimento solidário com a Caixa do Bem, em parceria com o Hub Social, por meio das doações de roupas, calçados, livros, alimentos não perecíveis e brinquedos, arrecadados em dez lojas que funcionam como pontos de coleta”, ressalta o presidente, Modesto Araujo.
A Drogaria Araujo começou sua história em 1906 na recém-fundada Belo Horizonte e foi crescendo ao longo do tempo, sendo a primeira com plantão 24 horas (1933), também foi pioneira no serviço de telemarketing no Brasil - o Drogatel Araujo (1963), além de ser a primeira drogaria drive-thru (1990) e a primeira a implantar o modelo drugstore.