Anac

Avianca Brasil perdeu 10% dos passageiros em um ano

Na demanda por voos internacionais, retração chegou a 47%

Por Da redação
Publicado em 24 de abril de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

A Avianca Brasil transportou 10% a menos de passageiros em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados estão no balanço da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e foram divulgados nesta terça-feira (23) pelo portal G1. Segundo o levantamento, a empresa aérea vendeu 880.497 passagens em voos aéreos no mês passado – em março de 2018, foram 978.231.

Nos voos internacionais, houve redução de 47%, com 21.594 passageiros em março, quase metade dos 40.832 que voaram pela Avianca Brasil para o exterior no mesmo mês do ano passado. A empresa, que está em recuperação judicial desde dezembro, também viu a participação na demanda doméstica por voos reduzir, em um ano, de 14,1% para 12,6% – nas comparações entre os meses de março de 2019 e 2018. Já nos voos internacionais, Avianca teve retração de 42,6% e ficou com 3% da demanda.

Situação

Em meio a uma grave crise financeira, a Avianca confirmou na segunda-feira (22) o cancelamento de 1.045 voos até o próximo domingo. A lista já contempla a devolução de 18 de suas atuais 25 aeronaves, previstas para acontecer ao longo desta semana.

Em entrevista publicada nesta terça-feira pela “Folha de S.Paulo”, o presidente da Anac, José Ricardo Bueno, afirmou que uma provável saída da Avianca do mercado brasileiro de companhias aéreas pode resultar num eventual aumento das passagens. “Menos concorrência tende a impactar os preços de qualquer setor, especialmente no transporte aéreo”, afirmou o executivo.

Segundo ele, uma alternativa para aumentar a competição nesse mercado é a aprovação da medida provisória que libera 100% de capital estrangeiro nas aéreas. “O setor precisa dessa aprovação para continuar crescendo”, avaliou Bueno.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!