Tecnologia

Compra de softwares não basta para empresas se modernizarem, diz Totvs

Segundo diretor da líder nacional em produção de sistemas operacionais, empresas precisam de profissionais qualificados para implantação de tecnologia no controle de estoques e na folha de pagamento, por exemplo


Publicado em 14 de março de 2023 | 07:00
 
 
 
normal

Muitas empresas no Brasil ainda enfrentam dificuldades para modernizar suas linhas de produção e melhorar o controle de estoque, mesmo já havendo muita tecnologia disponível no país para isso. 

O problema, segundo o diretor de produtos da Totvs, Eduardo Pires da Silva, é que o processo de modernização das empresas exige profissionais capacitados para gerenciar e usar os softwares existentes. A Totvs é uma das líderes do país no desenvolvimento de sistemas e serviços para outras companhias. 

“A empresa precisa entender qual é o momento dela, se planejar e buscar as tecnologias disponíveis no mercado que se adequem às suas necessidades. Hoje fala-se muito em transformação digital nesse processo, mas não adianta você querer incluir tecnologia na empresa se você não está preparado para fazer um projeto de modernização que vai trazer algum resultado. Então você tem que estudar bem isso, ter pessoas preparadas, engajadas, porque só com a junção de tudo isso que você vai conseguir ter os resultados esperados”, explica. 

E na avaliação do diretor de produtos da Totvs, a falta de mão-de-obra para trabalhar com desenvolvimento de softwares e aplicativos ainda é um problema no mercado. Por isso, as próprias empresas vão precisar capacitar profissionais caso queiram implantar mais tecnologia nos seus negócios. 

“Esse é um grande desafio, não só do Brasil, mas do mundo todo. A formação de mão-de-obra na área de tecnologia está muito aquém do que a gente precisa e que o mercado tem demandado. Então um esforço grande que todas as empresas têm feito é a capacitação interna das pessoas, dos profissionais, para que eles possam se engajar nessa grande jornada de transformação digital. Mas não é simples, é algo que a gente precisaria realmente de um investimento muito grande no país para gente suprir essa necessidade e conseguir atender toda a demanda do mercado”, explica. 

E segundo Eduardo Pires da Silva, o processo de modernização das empresas depende ainda de outros fatores, como o setor que a coampanhia atua e o planejamento da gestão. 

“Depende muito do negócio de atuação, né? A gente tem empresas que precisam de uma solução de gestão mais ampla para fazer todo o controle da sua operação, estoque financeiro, folha de pagamento e tudo mais. E outras empresas que já estão num outro passo e precisam de alguns aplicativos para complementar as suas soluções e, muitas vezes, entregar uma solução final para os clientes delas, né? Conseguir ter uma relação mais próxima dos clientes e que facilite a vida deles lá na ponta”, avalia. 

E o aquecimento deste mercado de tecnologia deve impulsionar o desenvolvimento das empresas, na estimativa do diretor da Totvs. 

“A gente tem demanda para tudo no mercado. A gente vê muitas empresas e muitas startups aparecendo com grandes ideias, muitas coisas importantes e boas aí para a sociedade. O céu é o limite. Tem muito a explorar nessa área de tecnologia, a gente tem muito caminho, muita estrada para percorrer”, conclui.

O diretor de produtos da Totvs, Eduardo Pires da Silva, esteve em Belo Horizonte (MG) nesta segunda-feira (13) para participar do 39º Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2023, no Minascentro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!