Pagamento

Cresce o uso de cartão de crédito pré-pago em Belo Horizonte

Modalidade não requer comprovação de renda e pode ser usada em serviços como Uber e Netflix

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 28 de janeiro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

O uso de cartões de crédito pré-pago em Belo Horizonte cresceu 8% em 2019 e, neste ano, a expectativa é de que essa modalidade de pagamento avance até 40% na capital, o dobro da perspectiva nacional, de 20%. 

A cidade é a sexta no país com mais usuários do serviço, segundo levantamento da Acesso, instituição que atende cerca de 1 milhão de pessoas em todo o país.

A empresa, no entanto, não divulga o número de usuários na capital, mas diz que chega a “milhares”. 

O funcionário público Rubens Barbosa de Oliveira, 55, usa esse tipo de cartão há quatro anos.

Ele é correntista de dois bancos e possui um cartão pré-pago de cada um. Para ele, o principal benefício é a segurança. 

“Hoje em dia existem muitos hackers que podem tentar acessar o crédito. Caso ocorra alguma coisa, eles não têm acesso à minha conta corrente”, explica. 

Além disso, Oliveira argumenta que planejar os pagamentos previamente e usufruir de menores taxas é uma forma de conter os gastos de casa.

“É uma forma de equilibrar as contas. Você coloca o valor que quiser”, conta o servidor. 

Para empresas, usar esse tipo de cartão também é uma forma de controle, explica o empresário Luiz Roberto Machado, 31. 

Ele começou a aplicar, há um ano, o meio de pagamento para compra de publicidade online em suas empresas e gasta, por mês, cerca de R$ 5.000 com os cartões. 

“É facilidade pra mim. Tanto empresarial, quando para minha segurança. Em viagens, andar com dinheiro ou cartões de crédito comuns pode ser um problema e, por isso, prefiro usar os pré-pagos”, conta Machado.

Expansão

A Acesso informa que, em 2020, pretende aumentar em 30% o número de pontos de venda em Belo Horizonte.

Isso ocorrerá a partir de diversas parcerias com o varejo na capital, como a drogaria Araújo e as redes de supermercado Supernosso e Epa. 

“Esperamos aumentar em entre 30% e 40% nosso faturamento”, explica o chefe de comunicação da operadora de cartão pré-pago, Gustavo Siuves.

Ele acredita que o grande diferencial do cartão pré-pago para o cartão de crédito tradicional é a menor burocracia envolvida e a maior facilidade de acesso aos serviços. 

Isso porque não é necessária análise da situação financeira dos clientes, nem a abertura de uma conta de banco para usá-lo. 

“Antes, pessoas sem cartão de crédito não conseguiam fazer assinatura na Netflix, ou usar o Uber, por exemplo, e hoje é possível”, diz. 

“O processo é totalmente desburocratizado. Leva cinco minutos para abrir o crédito, não tem consulta SPC, a bandeira é Mastercard, não tem fatura no fim do mês e funciona como um cartão normal”, conclui. 

Controle é o principal benefício

A principal vantagem de cartões pré-pagos é tirar do crédito a capacidade de o consumidor gastar além do que pode, explica o consultor financeiro Carlos Eduardo Costa. 

Por outro lado, a pouca oferta de cartões que permitem o parcelamento pode ser ruim para consumidores que sabem organizar o orçamento e usam o financiamento de forma responsável. 

“É um erro comum que alguém com renda de R$ 2.000 e limite do cartão acima disso, o que se torna uma corda para se enforcar. Você pode adequar a facilidade do cartão dentro do seu orçamento”, diz. 

O especialista acredita que a facilidade de controle de gastos por meio de aplicativos e sites, comuns nesse tipo de cartão, é um benefício.

Como funciona
Vantagens: 
- Não é necessária análise de crédito ou situação financeira para conseguir usar o serviço 
- As taxas são fixas e não há juro cobrado no fim do mês
- É possível controlar o orçamento depositando apenas o crédito necessário

Desvantagens: 
- Na maioria das vezes, não é possível parcelar compras
- Não há programas de vantagens, como acúmulo de milhas
- O cartão não garante crédito extra, mas apenas aquilo que já foi depositado

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!