Belo-horizontinos devem gastar, em média, R$ 189,61 com presentes no Dia das Mães deste ano. Esse número é 10% maior que o de 2023, que contou com um tíquete médio de R$ 172,30. Os dados são do Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG. Segundo a pesquisa, itens de vestuário lideram a preferência.
De acordo com a Fecomércio, as vendas no Dia das Mães, melhor data para o comércio no primeiro semestre, tendem a injetar mais de R$ 217 milhões em Belo Horizonte, o que equivale a um aumento de 1,5% em relação à data em 2023.
Mais da metade dos consumidores belo-horizontinos (53,1%) devem ir às compras na data. De acordo com a pesquisa, 35,6% devem ser estimulados por promoções, 18,7% pelo atendimento diferenciado, 18,7% buscam preço reduzido e 15,6% querem variedade de marcas e produtos.
A pesquisa mostra ainda que pelo menos 68,1% dos consumidores vão optar predominantemente pelo meio de pagamento à vista, enquanto 31,3% sugerem pagamento por meio do cartão de crédito parcelado. Entre as formas de pagamento à vista, aparecem com maior intensidade:
No ano corrente, 67,2% dos consumidores pretendem gastar um valor superior ou igual ao do último ano. Contudo, há uma parcela dos consumidores, 30,5%, que estão mais cautelosos e destacam que vão gastar menos que no último ano
“A melhora de alguns indicadores econômicos, como o mercado de trabalho mais aquecido, o aumento dos rendimentos reais e a taxa básica de juros desacelerando, faz com que os consumidores fiquem mais otimistas com as compras para a data comemorativa, o que leva os consumidores a manifestarem interesse em gastar mais ou o mesmo valor do último ano”, destaca o economista da Fecomércio MG, Gilson Machado.
A maior parte dos consumidores, segundo a pesquisa, devem deixar as compras para mais próximo da data: 26,6% devem ir às compras na primeira semana, e 36,7% devem deixar as compras para a semana entre 6 e 11 de maio. Uma parcela menor, mais adiantada, já foi às compras - pelo menos 33,6% já garantiram o presente da mãe.
Ainda conforme a pesquisa, a maioria deve optar por comprar em lojas da vizinhança (40,6% dos consumidores), seguido de hipermercados (21,89%), shoppings populares (17,2%), internet (10,9%) e lojas de shopping (6,3%).
A maioria dos consumidores afirmam que vão realizar as comemorações em casa (43,6%), já 24,1% devem almoçar ou jantar na casa de familiares (24,1%), 7,5% das pessoas têm interesse em ir a algum restaurante para almoçar ou jantar e 14,9% não pretendem comemorar o Dia das Mães.