Mundo animal

Dog walkers e pet sitters são muito requisitados na capital

Alheios à crise, profissionais que trabalham com pets estão cada vez mais em alta em Belo Horizonte

Por Renata Abritta
Publicado em 13 de março de 2016 | 03:00
 
 
 
normal

Atualmente, para ter um animal de estimação é preciso planejar bastante. Isso porque cães e gatos não precisam só de amor. Eles devem ser vacinados e vermifugados regularmente, visitar um veterinário em algumas ocasiões, viver em um ambiente espaçoso e limpo, além de ter uma alimentação de qualidade e passeios regulares. Mas quem tem os peludos como membros da família afirma que tudo vale a pena.
 
E esse amor pelos animais gera resultados na economia. Alheio à crise econômica, o mercado pet cresce a cada dia em todo o mundo. A estimativa é que o setor fature cerca de R$ 17 bilhões por ano só no Brasil com serviços, alimentação, acessórios e medicamentos veterinários para cães e gatos, entre outros produtos. 
 
Dog Walkers
 
O bem-estar dos pets está tão em alta que a demanda por profissionais especializados neste nicho cresceu muito nos últimos anos, como os dog walkers (que levam os cães para passear) e os pet sitters (babás de cães e gatos). “Ofereço passeios diários de aproximadamente 1 hora para cães de grande porte e de 30 minutos para cães de pequeno porte. Também faço treino de corrida com os cachorros, caso haja necessidade. Além disso, os acompanho ao pet para banho, tosa e ao veterinário para consultas, exames, cirurgias, entre outros”, afirma o dogwalker Fernando Antunes, 53, que atende na região Nordeste de Belo Horizonte.
 
Ele conta que começou a atuar na área por sugestão do filho, que conheceu a profissão no exterior e sabe da paixão do pai pelos animais. “É um serviço muito prazeroso para mim. Tenho uma relação de confiança e amizade com os cães que me deixa muito realizado”, afirma Antunes.
Ainda segundo ele, apesar de a renda mensal não ser fixa, é satisfatória. “A fatura mensal depende do número de clientes que o dog walker tem. Eu mesmo, por exemplo, já conquistei uma excelente clientela nesses anos de trabalho”, conta.
 
Pet sitter
 
Quem também tem muitos clientes é Pedro Souza, 33, que começou a trabalhar na área após um acidente que o afastou do emprego. “Nesse tempo, eu passeava muito com meus cães e comecei pegando os cães de familiares e amigos, e outras pessoas começaram a me perguntar quanto eu cobrava para passear. Assim, os contatos foram aparecendo”, conta Souza.
Além dos passeios, ele também atua como pet sitter, que é o serviço mais procurado por pessoas que viajam ou ficam fora de casa nos fins de semana. “A finalidade é ir até a residência, fazer a limpeza do ambiente, trocar a água e alimentar o cão. Também estão incluídos 30 minutos de brincadeiras ou um passeio curto”, explica o profissional, que já tem clientes fixos nos bairros Buritis, Havaí, Salgado Filho e Castelo.
 
Creche
 
O sonho de Souza é montar um hotel spa para cães, onde eles possam interagir em um espaço aberto e tenham várias atividades. Sonho este que Bel Lima, 47, está realizando há 8 anos. Ela simplesmente abriu as portas da casa onde mora para os cães, que ficam livres e soltos, convivendo com os filhos dela. “Comecei com o hotelzinho porque um amigo não tinha com quem deixar o seu filhote. Começou assim, de mansinho, e meus filhos amaram a experiência. Desde então, hospedamos cães nas férias, feriados e fins de semana”, conta Bel.
 
Com o tempo, ela também fez um curso de banho e tosa e montou um salão em casa, mas ainda precisava de uma solução para os cães que não tinham onde brincar durante o dia enquanto seus responsáveis trabalhavam. “Foi então que surgiu a creche para cães, que funciona durante o dia. A frequência varia muito de acordo com a época do ano. Em meses de férias e em feriados longos, recebemos até 20 cães”, frisa.
 
Mas para ter sucesso na profissão, é fundamental amar os animais. “Minha relação com os cães é de respeito, não os trato como crianças e, sim, como cães mesmo, valorizando seu potencial, sua inteligência e sua liberdade de expressão canina. Cães são ótimas companhias e cada raça apresenta um talento diferente”, destaca Bel.
 
Contatos:
 
Pedro Souza:
Dog walker e pet sitter
Contato: (31) 98842-9012 e (31) 99363-7160
facebook.com/vamospassearbh
Local: atua em todas as regiões de Belo Horizonte
 
Fernando Antunes:
Dog walker e personal dog
Contato: (31) 98808-6509
facebook.com/personaldogbh
Local: atua em todas as regiões de Belo Horizonte
 
Bel Lima: 
Creche e Hotel
Contato: (31) 99148-9515
facebook.com/bel.lima.568
Local: bairro São Lucas, Belo Horizonte 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!