EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO

Eclipse do sol 2023: busca por filtro para ver o fenômeno aumenta em lojas de BH

Filtro de solda número 14 é considerado um equipamento de proteção individual seguro para assistir ao fenômeno astronômico de forma direta


Publicado em 13 de outubro de 2023 | 16:07
 
 
 
normal

O eclipse do solar anular acontece neste sábado, 14 de outubro (14/10), e poderá ser visto em várias partes do Brasil, principalmente, em Belo Horizonte. Conforme oftalmologistas, não se deve olhar diretamente para o Sol em hipótese alguma, pois mesmo durante poucos segundos, isso pode danificar a retina de modo irreversível. Entretanto, o filtro de solda número 14 é considerado um equipamento seguro para assistir ao fenômeno astronômico de forma direta e a busca pelo item aumentou de forma significativa em lojas da capital mineira.

Segundo o Time and Date, site de astronomia, o equipamento de proteção individual (EPI) é comercializado em lojas de produtos especializados e é considerado a melhor opção para assistir ao eclipse solar deste sábado. No entanto, é importante que o filtro de soldador número 14 ou maior. Além disso, é importante verificar se o modelo tem o certificado de qualidade ISO 12312-2. Mesmo assim, a observação direta não deve se estender por mais do que alguns segundos.

Em Belo Horizonte, o EPI custa entre R$3 a R$ 8. De acordo com Karen Alves, consultora de vendas da  loja Vale Safe, em um único dia foram vendidos mais de dez produtos para pessoas que desejam ver o eclipse deste sábado.

“Está muito alta procura. É muito legal ver as pessoas interessadas pelo eclipse e ver que elas estão se preocupando com a segurança para assistir", conta.

O mesmo foi relatado por vendedores do Império Equipamentos de Segurança, que fica no centro de Belo Horizonte. Segundo o proprietário, de nome José, os clientes veem nas reportagens sobre a observação do fenômeno e sempre aumenta a procura pelo produto.

A intensa busca tem esgotado a oferta dos filtros em algumas lojas de construção da capital mineira. Na Cofermeta, o consultor de vendas Guilherme Prates revela que as lentes de solda de número 14, que tem sido recomendada para a observação do eclipse, foram as mais procurada pelos clientes. O produto, inclusive, se esgotou desde o começo da semana.

Eclipse do Sol em BH

O fenômeno, em sua etapa de maior intensidade, foi observado em Sumatra, Bornéu, Ilhas Molucas e outras zonas do Pacífico

Moradores de Belo Horizonte poderão assistir neste sábado (14/10), o eclipse solar anular de forma parcial a partir das 15h37. O fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol formando uma espécie de "anel de fogo".

Segundo o Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o fenômeno atingirá seu máximo às 16h49, momento de maior cobertura do Sol, chegando ao fim às 17h53.

A universidade, inclusive, irá promover um evento para a observação do eclipse solar na capital mineira na praça 7. A participação é livre para todas as pessoas a partir dos seis anos. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!