Quantcast
O Tempo
O Tempo Sports O TEMPO SPORTS
FM OTempo FM OTEMPO
O Tempo Betim O TEMPO BETIM
Super Notícia SUPER NOTÍCIA
Política POLÍTICA
Cidades CIDADES
Entretenimento ENTRETENIMENTO
Últimas notícias ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Atualidades Atualidades
  • Economia
  • Brasil
  • Mundo
Brasília Brasília
  • Últimas
Opinião Opinião
  • Editorial
  • Últimas
Mais Conteúdo Mais Conteúdo
  • Yanomami
  • Estamos sem obras
  • Olhares Diversos
  • A Revolução do Trânsito
  • O Abismo da Educação
  • Tá Tudo Bem?
  • Adoção tardia
Especiais Especiais
  • Plantão 24 horas
  • Rotas da mobilidade
  • Brasília 63 anos
  • Indigenas de Minas Vozes e Faces
  • 100 dias de Lula
  • O custo da injustiça
Previsão do Tempo Previsão do Tempo
  • Belo Horizonte
  • Contagem
  • Betim
  • Nova Lima
  • Cidades de MG
  • Todos os Estados
Anuncie Anuncie
  • Classificados
Newsletter Newsletter
  • Newsletter
Canal O Tempo Canal O Tempo
Autotempo Autotempo
Turismo Turismo
Interessa Interessa
Acervo 25 anos Acervo 25 anos
Publicidade Legal Publicidade Legal
  • ASSINE
  • EXPEDIENTE
  • TERMOS DE USO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • POLÍTICA DE COOKIES
  • PROTEÇÃO DE DADOS
  • ANUNCIE
  • TRABALHE CONOSCO
© 1996 - 2023 | Sempre Editora
Informações e logo da rádio

Ouça a rádio

Barba, Cabelo e Bigo...

Logo do Portal O TEMPO Logo branco do Portal O TEMPO
Logo do Portal O TEMPO Logo branco do Portal O TEMPO
Logo do Portal O TEMPO Logo branco do Portal O TEMPO
ENTRAR
Logo do Portal O TEMPO Logo branco do Portal O TEMPO
  • Newsletters exclusivas para cadastrados
  • Salvar notícias para ler depois
  • Participar de discussões nos artigos
  • Receber notificação das principais noticias do dia
  • Clube o Tempo de descontos em farmácias, supermercados e lojas online.
  • Matérias premium dos principais colunistas do Brasil
  • Todas as edições do jornal O Tempo e Super Notícia
siga o tempo nas redes sociais
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASÍLIA
  • ECONOMIA
  • CANAL O TEMPO
  • PODCASTS
  • CLASSIFICADOS
  • PROMOÇÕES
  1. Portal O Tempo
  2. Economia
  3. Artigo
Em alta

Empresas faturam R$ 9 bilhões com serviço delivery em 2015 

Sucesso do atendimento faz proliferar empreendimentos específicos, e setor cresce 12,5%

Por Juliana Gontijo Publicado em 28 de março de 2016 | 06h00 - Atualizado em 28 de março de 2016 | 06h00
whatsapp

Clique e participe do nosso canal no WhatsApp

Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular

O que faz com que você pegue o telefone, acesse internet, baixe um aplicativo e peça comida para ser entregue em casa? Seja por comodidade, falta de tempo ou qualquer outro motivo, o setor de delivery e “to go” – quando o consumidor compra um alimento e o consome em outro local, como é o caso do drive thru – encerrou 2015 com faturamento de R$ 9 bilhões. E, mesmo com a crise, conseguiu a proeza de contabilizar R$ 1 bilhão a mais do que no ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Um crescimento de 12,5%. O segmento responde por 6% do mercado de alimentação fora do lar.

A praticidade e a troca da empregada pela diarista em muitos lares é a aposta do sócio da Un Goumert, Baltazar Melo, que iniciou as atividades neste ano. Ele explica que a compra do prato é feita pelo site, e a entrega ocorre no dia seguinte. “É um modelo diferente do delivery convencional. E o processo de preparo usado pela empresa, o Sous Vide (embalagem à vácuo, mantendo a propriedade dos alimentos), também é um diferencial”, diz.

O analista de marketing do Sebrae Minas Fábio Petruceli ressalta que os pedidos vêm crescendo continuamente desde o início do serviço de delivery no Brasil, em meados dos anos 80. “Antes, as pizzarias eram as que contavam com o serviço e cobravam caro por ele, quando comparado ao valor do produto. Hoje, todo mundo entrega, a farmácia leva o remédio, a loja entrega a roupa, e a pet shop leva e traz o bichinho de estimação da família”, observa.

Para quem gosta de culinária e está sem tempo de ir ao supermercado comprar os ingredientes ou não quer desperdiçar comprando uma quantidade de produtos que não será usada depois, a opção é o delivery Do Eat, idealizado por Daniel Nogueira, que ingressou no mercado no fim de 2014. O publicitário de formação e apreciador de culinária explica que o consumidor compra a receita com os ingredientes, todos frescos, picados, na quantidade recomendada. “A ideia é que ele seja o chef”, frisa Daniel, cuja empresa está em reformulação no momento. “Voltamos em abril”, diz.

Sem mão de obra. A proprietária da Demae Delivery Sushi, Keiko Tanaka, há dois anos aposta nas entregas. “Não pensei em abrir restaurante. Um dos motivos é a dificuldade de conseguir mão de obra de qualidade para o atendimento”, justifica. Outra diferença na comparação com um restaurante físico é a estrutura mais enxuta.

Perspectiva. Para o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, a necessidade de reduzir custos no orçamento familiar está ajudando o segmento de delivery a crescer, mesmo com a crise. “Com o orçamento apertado, as pessoas estão fazendo as contas, prestando mais atenção nos gastos. Para sair é necessário gastar com transporte, seja um táxi ou combustível para colocar no carro. E, muitas vezes, ainda tem o estacionamento”, analisa. Ele acrescenta que a favor do segmento ainda tem a comodidade, em especial, nas grandes cidades.


Minientrevista - Fábio Petruceli, Analista de marketing 
Sebrae Minas



Qual é a perspectiva para o mercado de delivery?

A tendência é de crescimento, tanto por conta de necessidade de conveniência, economia de tempo, segurança e conforto, mais destacadas nos grandes centros, quanto também pela onda do delivery online. Muitos aplicativos aumentam a eficiência do modus operandi que o consumidor tem que cumprir para realizar sua pesquisa, e após a escolha do restaurante ou da loja, realizar a análise das opções e finalmente realizar o pedido. Os aplicativos para celular incorporam todas essas tarefas.

Quais as dificuldades que devem ser superadas?

Um dos grandes desafios é se destacar no mundo de ofertas de varejo delivery. O empresário que quer chegar até seu público vai precisar de ferramentas de comunicação efetivas, e isso inclui um conjunto de ações que pode envolver desde as mídias impressas e tradicionais até as ferramentas web de posicionamento para sites, além da inclusão da empresa em aplicativos específicos para o segmento.
 
Quais as particularidades?

As particularidades incluem a estrutura de apoio e produção, também chamadas de background, pois, por de trás de um site ou anúncio numa ferramenta de busca web, há a necessidade de atendimento ao mundo real. Isso irá implicar em processos de logística/entrega, transporte específico, manter as características do produto, qualidade, mão de obra, sistemas de comunicação e registro e gerenciamento de relacionamento com o consumidor. 
Faça login para deixar seu comentário ENTRAR
Logo o Tempo
Política de Cookies

O portal O Tempo, utiliza cookies para armazenar ou recolher informações no seu navegador. A informação normalmente não o identifica diretamente, mas pode dar-lhe uma experiência web mais personalizada. Uma vez que respeitamos o seu direito à privacidade, pode optar por não permitir alguns tipos de cookies. Para mais informações, revise nossa Política de Cookies.

Definir cookies
+ - Cookies obrigatórios - Sempre Ativos

Cookies operacionais/técnicos: São usados para tornar a navegação no site possível, são essenciais e possibilitam a oferta de funcionalidades básicas.

+ - Cookies analíticos

Eles ajudam a registrar como as pessoas usam o nosso site, para que possamos melhorá-lo no futuro. Por exemplo, eles nos dizem quais são as páginas mais populares e como as pessoas navegam pelo nosso site. Usamos cookies analíticos próprios e também do Google Analytics para coletar dados agregados sobre o uso do site.

+ - Cookies de publicidade

Os cookies comportamentais e de marketing ajudam a entender seus interesses baseados em como você navega em nosso site. Esses cookies podem ser ativados tanto no nosso website quanto nas plataformas dos nossos parceiros de publicidade, como Facebook, Google e LinkedIn.

Configurações de Cookies

Olá leitor, o portal O Tempo utiliza cookies para otimizar e aprimorar sua navegação no site. Todos os cookies, exceto os estritamente necessários, necessitam de seu consentimento para serem executados. Para saber mais acesse a nossa Política de Privacidade.

Cookies
Log View
siga o tempo nas redes sociais
Assine
.
expediente
.
termos de uso
.
política de privacidade
.
política de cookies
.
proteção de dados
.
Anuncie
.
trabalhe conosco

Baixe nosso app

Imagem da Google Play
Imagem da App Store
Logo do Portal O TEMPO Logo branco do Portal O TEMPO

© 1996 - 2023 | Sempre Editora