DIVERSIDADE

Empresas mineiras estão entre as melhores do Brasil para a população LGBTI+

Relatório certificou 38 companhias brasileiras, entre elas a Localiza e a Gerdau. Concentração de reconhecimento entre multinacionais preocupa

Por Gabriel Ronan
Publicado em 19 de junho de 2022 | 08:00
 
 
 
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Um relatório produzido pela Human Rights Campaign, em parceria com a Mais Diversidade, empresa de consultoria em diversidade e inclusão (D&I), certificou 38 empresas brasileiras com o título de "Melhores Lugares para Trabalhar LGBTI+" O dado, por si só, já é positivo, mas chama a atenção que boa parte delas é formada por multinacionais, como Adidas, Oracle, Mondelez, C6 Bank e J.P. Morgan.

No grupo de certificadas, estão duas mineiras: Gerdau e Localiza. Os critérios de avaliação das empresas foram: políticas e documentações formais; governança em diversidade e inclusão e  protagonismo das pessoas LGBTI+ empregadas; educação para a 
diversidade LGBTI+; compromissos públicos e monitoramento da inclusão LGBTI+.

“A Gerdau tem o case muito bom. Quando o jogador de vôlei do Minas Tênis Clube (o central Maurício Souza, que fez um post no Instagram criticando o fato de o Superman se assumir bissexual) teve uma postura homofóbica, a empresa se posicionou contra. Já é uma demonstração de que a empresa, quando pressionada, tomou partido”, diz Ricardo Sales, CEO da Mais Diversidade, que participou da elaboração do documento. 

Já a Localiza está bem classificada muito por seu Grupo de Afinidade LGBTI+, criado em 2020. “Surgiu com conscientização da empresa, com respaldo da alta liderança, o que facilitou muito o desenrolar do programa. Criamos um comitê focado em fazer diversidade além do discurso. As pessoas felizes geram bons resultados, e essa felicidade passa por diferentes princípios, entre eles o fato de a pessoa se sentir respeitada e autêntica”, diz Jairo Barbosa, gerente de assistência a clientes da Localiza e padrinho do projeto. 

O Grupo de Afinidade LGBTI+ da Localiza já rendeu frutos internamente. A analista de comunicação e co-líder do programa, Lorena Loiola, é lésbica e fala do projeto com brilho nos olhos.

“Quando eu entrei na Localiza, não era tão acolhida em casa. Quando eu falei que era do grupo e mostrei a campanha e as ações, pela primeira vez, eles tiveram um tipo de interação como filha, como profissional e como mulher lésbica dentro de casa. Isso foi incrível. Quando fomos apresentar a campanha, realmente não aguentei e me emocionei muito”, diz Lorena Loiola. 

A preocupação com a inclusão também chegou ao Grupo Sada. A corporação criou um grupo especializado em diversidade para as mais de 30 empresas sob seu guarda-chuva e patrocinou a 8ª edição da Feira DiverS/A, realizada no início de junho.

“Queremos nos aproximar mais desse grupo, em busca de construir times mais diversos, trazer insights para nosso programa de D&I e reforçar nossa imagem de empresa que apoia a Diversidade e Inclusão. No último ano, o grupo tem investido em ações afirmativas para educar todos os colaboradores nessa temática”, afirma o diretor de Recursos Humanos, Comunicação e Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Grupo Sada, Alexandre Sena.

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