Dicas

Entidades orientam sobre direitos no Dia do Consumidor

Cliente deve estar atento a preço, validade e composição

Por Raquel Penaforte
Publicado em 14 de março de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

O Dia do Consumidor é comemorado nesta sexta-feira (15), e, desde o início da semana, órgãos e entidades prestam consultoria para evitar que cerca de 60% dos brasileiros interessados em fazer compras na data tenham seus direitos desrespeitados. Para orientar sobre o consumo consciente ainda na infância, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) levou um grupo de 13 crianças e adolescentes a supermercados de Belo Horizonte para ensinar, na prática, sobre direitos do consumidor. “O quanto antes as pessoas tiverem noções sobre legislação, necessidade de consumo, educação financeira, melhor”, afirma o coordenador do Procon na ALMG, Marcelo Barbosa.

Segundo ele, os consumidores devem sempre se atentar sobre o preço, os dados do fabricante, composição do produto e sobre a data de validade antes de comprarem os produtos.

Também com foco no Dia do Consumidor, o Instituto de Protesto-MG tem aconselhado a população sobre consequências de dívidas não pagas e o que fazer em caso de negativação.

No ano passado, quando 24% da população aproveitou a data para comprar smartphones, segundo dados do site de empréstimo online Caiu na Conta, a estudante de engenharia civil, Amanda Araújo, 23, contraiu uma dívida junto a uma operadora telefônica depois de parcelar um aparelho novo. Depois de muitas cobranças, procurou a empresa para quitar o que devia, mas, segundo a estudante, mesmo depois de pagar pela renegociação, as cobranças persistiram. “Precisei ir ao Procon para conseguir ajuda”, relata.

De acordo com o Instituto de Protesto-MG, o credor não precisa pagar nenhuma taxa para tentar reaver um valor de uma compra, como prevê a Lei Estadual 23.204/2018. O devedor tem três dias úteis para quitar a dívida no cartório e de negociá-la com o credor. Depois do prazo, a dívida deve ser paga diretamente ao credor.

 

Aplicativo devolve até 15% do valor gasto

Como parte dos atrativos para conquistar mais clientes no Dia do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira em todo o país, algumas empresas têm apostado na devolução do dinheiro como chamariz para a data. Em uma ação promovida pelo Méliuz – aplicativo que retorna em dinheiro uma porcentagem paga pelo cliente com produtos ou serviços – empresas parceiras do app prometem devolver até 15% do valor das mercadorias compradas entre os dias 10 e 24 de março. O aposentado Paulo Fernandes, 60, usa o aplicativo para fazer compras em supermercados parceiros e na internet. “Uso de duas a três vezes no mês e recebo, em média, 3,5% do valor que gasto”, afirma. Para a data, Fernandes tem olhando algumas opções de eletrônicos e espera encontrar algo dentro do que pretende investir.

A promoção só é válida para clientes cadastrados na plataforma. O dinheiro é creditado na conta corrente ou na poupança a partir de R$ 20.

Consumo

Gasto. Segundo o site de empréstimos online Caiu na Conta, 52% dos consumidores pretendem gastar mais de R$ 500 na data, e 58% aguardam o Dia do Consumidor para realizar compras.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!