Campanha

Está na hora de limpar o nome 

Mutirão para acerto de contas é chance do consumidor pagar o que deve e ainda ter descontos

Por Janine Horta
Publicado em 03 de novembro de 2014 | 04:00
 
 
 
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A partir de amanhã até o dia 14 de novembro estará aberto, pela internet, 24 horas por dia, o Super Feirão Limpa Nome Online da Serasa (www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/), em que várias instituições – financeiras, de varejo e serviços – estarão reunidas para oferecer descontos e condições especiais para o consumidor quitar sua dívida. O evento é organizado pelo SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado para o consumidor.

Em Belo Horizonte, quem preferir esperar um pouco mais pode participar da 6ª Campanha de Recuperação de Crédito da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), que acontecerá de 24 a 28 de novembro, das 8h às 18h, na sede da entidade (avenida João Pinheiro, 495, bairro Funcionários, região centro-sul de BH).

Os dois eventos são uma oportunidade das pessoas ficarem definitivamente livres de suas dívidas antigas, aquelas que já venceram e resultaram no envio do nome para o cadastro de pessoas inadimplentes das entidades de defesa de crédito (Serasa, SPC, Boa Vista SCPC). O “nome sujo” acaba impedindo que sejam feitas novas dívidas em diversos estabelecimentos comerciais. De acordo com o último indicador de inadimplência da CDL/BH, do mês de setembro, o número de dívidas em atraso na capital mineira cresceu 5,62% no acumulado deste ano. Este é o maior índice de inadimplência dos últimos três anos, nesta base de comparação (de janeiro a setembro). Em 2013, a inadimplência registrou aumento de 3,59% e de 1,53% em 2012.

“No ano passado, 22 mil nomes foram limpos em nossa campanha. E tivemos casos em que o consumidor conseguiu desconto de até 90% na sua dívida. É vantagem tanto para o consumidor quanto para o lojista chegar a um acordo. O empresário recebe aquele dinheiro que nem contava mais com ele, e o consumidor pode voltar a comprar”, diz o presidente da CDL/BH, Bruno Falci.

A CDL/BH tem dois critérios para a quitação da dívida. Se a escolha for pagar o débito (corrigido) à vista, é possível 45% de desconto. Se a escolha for em três vezes, o desconto é de 35%. Mas há também outras possibilidades conforme a empresa. Caixa Econômica Federal, Banco Mercantil, Calçados Itapuã, Dacasa Financeira, Cartões Avista, Avon, Recovery, Universidade Fumec, Elmo Calçados e Unimed são algumas das instituições que vão participar da campanha com estande. Entretanto, a CDL/BH ainda está fechando parceria com outras entidades.

Parcelamentos

Pesquisa. A demanda por crédito caiu 2,3% em setembro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. O indicador é feito a partir da quantidade de checagens de CPF feitas por empresas.

Inadimplência

22 mil nomes foram limpos na campanha da CDL em 2013

2,3% foi a queda da demanda por crédito em setembro

5 dias vai durar a campanha de regularização da CDL

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