Trabalho

Exercendo as funções mãe e empresária com equilíbrio

Com cargos estratégicos, mães relatam opção de voltar logo ao trabalho após o parto

Por Da Redação
Publicado em 01 de maio de 2016 | 03:00
 
 
 
normal

A maternidade é um período emocionante aguardado por várias mulheres. É também um momento difícil e de aprendizado constante. Enquanto algumas mamães optam por parar de trabalhar para se dedicar integralmente aos pequenos, outras escolhem voltar logo à ativa, adaptando a rotina para não prejudicar o desenvolvimento dos filhos. Este é o caso de empresárias e executivas que intercalam amamentação e trabalho, online ou fisicamente.
 
Juliana Gontijo, diretora da Benedita Comunicação, retornou às suas atividades profissionais no mês seguinte ao nascimento de sua filha, hoje com sete meses. “Decidi voltar para a agência durante meio período e levar a Helena comigo, para que eu pudesse continuar amamentando. Para mim sempre foi muito importante manter a amamentação exclusiva durante os seis primeiros meses de vida”, lembra. 
 
Com o primeiro filho, a situação foi semelhante. “Com o João voltei a trabalhar ainda mais cedo. Fazia reuniões por Skype. Depois criei um ambiente reservado na empresa para poder trabalhar com o bebê e levei objetos lúdicos, para que ele não perdesse esse clima da infância”, completa.
Flávia Carvalho, diretora criativa da grife mineira Atha, antecipou o lançamento de uma campanha e a produção da coleção seguinte para poder se ausentar um mês após o nascimento de seu filho Pedro. “Eu já sabia que ia voltar rápido, porque a minha área na fábrica depende só de mim e não daria para eu ficar muito tempo afastada”. 
 
A diretora da Fit Laser, Yvone Lobato, lamenta não ter podido utilizar a internet e suas ferramentas quando teve os seus dois filhos, Evandro e Marina, hoje com 26 e 28 anos, respectivamente. Ela se ausentou apenas um mês do trabalho após os partos e contou muito com a ajuda de sua mãe e de uma babá. “Esperei o tempo necessário para o repouso da cesárea e já voltei ao batente. Para ser uma mãe presente, estipulei a meta de sempre passar algum tempo com os meus filhos, costume que mantenho até hoje”, diz.
 
Planejamento
 
Grávida do primeiro filho, Carolina Malloy, diretora da grife mineira Arte Sacra, já planeja voltar para a empresa de forma breve. “A minha gravidez foi bem planejada e se encaixou perfeitamente na data idealizada. O Gabriel vai nascer em um período tranquilo para a marca, o que permitirá que eu me ausente um pouco. Retornarei logo no mês seguinte, com a agenda corporativa mais sossegada, mas super organizada e adaptada”, explica. 
 
Além da escolha da data, Carolina preparou os seus funcionários para esse momento. “Reestruturei a minha equipe de colaboradores para ter uma boa cobertura durante esse período”, conta. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!