Montadora

Fiat Chrysler troca presidente para a América Latina

O italiano Antonio Filosa vai substituir Stefan Ketter


Publicado em 24 de março de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

Goiana, Pernambuco. A Fiat Chrysler Automobiles (FCA), que produz aqui no Brasil as marcas Fiat e Jeep, terá um novo presidente para a América Latina. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (23) pelo presidente mundial do grupo FCA, Sergio Marchionne. No lugar de Stefan Ketter, à frente da região desde 2015, assume o italiano Antonio Filosa. A mudança foi divulgada por Marchionne durante a coletiva sobre a volta do terceiro turno de produção da fábrica da Jeep em Goiana (PE). A solenidade contou com a presença do presidente Michel Temer.

Filosa tem 18 anos de experiência na FCA e, recentemente, atuava como chefe da operação argentina, além de ser o líder das marcas Alfa Romeo e Maserati para o mercado latino. Nos últimos 12 anos, ele atuou em diversos cargos operacionais seniores no Brasil e na Argentina. Chegou à planta da Fiat em Betim em 2006, onde exerceu os cargos de gerente de logística interna, de planejamento estratégico e de compras, além de diretor adjunto de manufatura.

Ketter continuará na companhia como vice-presidente mundial de manufatura, a partir da sede, na Europa. Ainda não está definido quem ocupará o cargo de Filosa na Argentina, mas é certo que o nome virá de dentro da companhia. “Nós levamos muito a sério a capacidade de desenvolver e criar uma nova geração de líderes dentro da empresa”, afirmou Marcchione. De Goiana, ele transmitiu mensagem ao presidente Michel Temer para que o Brasil “olhe mais para os mercados lá fora”.

“Apesar de todas as iniciativas (da empresa no país), nunca conseguimos fazer do Brasil um mercado global. Agora chegou o momento de trazer essa questão para o governo brasileiro e argentino”, afirmou.

Unidade nordestina. A fábrica de Goiana, na região metropolitana de Recife, é ponto de romaria de políticos desde a campanha eleitoral de 2014. Sendo das mais modernas do país, recebeu a então presidente e companheira de chapa de Temer, Dilma Rousseff (PT), naquela ocasião. Agora, Temer foi o convidado para a cerimônia de inauguração dos trabalhos ininterruptos da linha de produção. A cerimônia marcou o início da operação da planta em três turnos, com geração de novos empregos.

Atualmente, a unidade produz 179 mil carros por ano e poderá atingir, com operação em três turnos, a capacidade máxima de 250 mil veículos. Dessa fábrica saem os modelos Jeep Compass e Renegade e Fiat Toro para o mercado nacional e exportação.

Temer comemorou a abertura de 2.500 empregos em Goiana pela Fiat Chrysler. De acordo com ele, ninguém abre novos turnos de trabalho numa fábrica se não estiver depositando confiança no crescimento econômico. “Se a Fiat resolveu ampliar a jornada de trabalho é porque tem visão de longo prazo, verifica o que acontece no Brasil. Diz: ‘posso investir’”, concluiu Temer.

 

CEO do grupo pede abertura às exportações

Goiania. Os desafios econômicos e ambientais pelos quais o mundo passa hoje podem ser a grande oportunidade de o Brasil se destacar no comércio global, disse acreditar Sergio Marchionne, presidente mundial da FCA. “Meu papel foi entregar e encorajar o governo a efetivamente construir oportunidades melhores do que as que vínhamos tendo até agora para competir”, disse.

Segundo ele, não havia interesse da companhia no mercado brasileiro no passado justamente pela falta de abertura às exportações. “Nossa experiência em várias crises nos mostra que o Brasil está lidando muito bem com o problema e estamos vendo um início de recuperação econômica”, completou Marchionne ao ser questionado sobre a imprevisibilidade econômica e política do Brasil.

Perfil

Quem é. O engenheiro Antonio Filosa é o novo presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina. Tem 44 anos e nasceu em Nápoles, na Itália.

Formação. Formou-se pelo Instituto Politécnico de Milão e complementou a formação em gestão na Fundação Dom Cabral.

Carreira. Ingressou no Grupo Fiat, atual FCA, em 1999, e, desde então, acumula extensa experiência internacional, com atuação nas áreas de manufatura, compras e supply chain, novos produtos, marketing e gestão de projetos. Já ocupou cargos na Espanha, Estados Unidos, Itália, Argentina e no Brasil.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!