para outro dia

Gigantes do varejo cancelam 'retirada na loja' durante a Black Friday

Isso impede que clientes frustrados com o preço ofertado na loja física possam comprar pela internet e pegar produto na hora

Por Cinthya Oliveira e Gabriel Ronan
Publicado em 25 de novembro de 2022 | 18:01
 
 
 
normal

Quem acompanha os preços dos produtos desejados pela internet antes da Black Friday deve ter percebido que os valores oferecidos pelas grandes empresas de varejo no Brasil normalmente são melhores na web do que nas lojas físicas. Em dias normais, é possível conciliar bom preço com o atendimento presencial fazendo a compra pela internet e pedindo a retirada na loja no mesmo dia. 

Mas para a Black Friday, as grandes marcas do varejo impediram a retirada automática na loja entre sexta-feira (25) e domingo (27). Quem adquire hoje um produto pela internet só consegue agendar a retirada para semana que vem, inviabilizando os planos de quem quer sair da loja com o produto pelo verdadeiro melhor preço. 

A reportagem de O Tempo verificou, em um shopping de Belo Horizonte, se seria possível adquirir um smartphone nas lojas físicas com o mesmo preço oferecido pela internet. Em quatro espaços visitados, os vendedores negaram a possibilidade. Também questionados sobre a compra virtual com retirada na loja, explicaram que a retirada foi vetada pelos próximos três dias. 

Sob anonimato, afirmaram que a diferença de preços ofertados entre espaços físicos e virtuais atrapalha a vida de quem depende do negócio feito presencialmente. “Muitos clientes acompanham os preços pela internet, já chegam com a pesquisa feita. E nós não temos margem para negociação”, reclamou um vendedor. 

Sem enxergar preços verdadeiramente convidativos nas lojas do shopping, muita gente prefere voltar para a casa e deixar para fazer as compras pelo celular. 

Questionada sobre a mudança na política de retirada na loja durante a Black Friday, o Magalu informou que o serviço sofreu “algumas alterações por conta da alta demanda de pedidos. No período, as compras realizadas nessa modalidade podem ser retiradas pelos clientes na unidade escolhida após 24 horas. Vale destacar que, assim como ao longo do ano, o Magalu e seus parceiros do marketplace oferecem milhares de produtos com frete grátis para todo o Brasil na Black Friday”.

A Americanas afirmou que oferece diversas modalidades de entrega, como a possibilidade de receber em casa a partir das lojas ou retirar em uma das mais de 1.800 unidades pelo país. Mas “a retirada ou entrega a partir da loja varia de acordo com a disponibilidade de sortimento em cada unidade, planejada para garantir a oferta de produtos tanto na plataforma física quanto na on-line e atender a maior quantidade possível de clientes”. 

A empresa disse ainda que “além dos mais de 60 mil itens do sortimento das lojas físicas, o site e o app Americanas oferecem mais de 147 milhões de produtos, vendidos e entregues tanto pela Americanas quanto por seus mais de 149 mil lojistas parceiros do marketplace, proporcionando variedade de itens e preços competitivos”

A reportagem espera retorno do grupo Extra, responsável pelas marcas Casas Bahia e Ponto Frio. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!