A American Burger, uma hamburgueria criada em 2015 em Contagem, vai abrir sua primeira loja no exterior. A unidade deve ser inaugurada ainda neste ano em Miami, nos Estados Unidos, uma das cidades americanas com maior presença de brasileiros. A rede tem hoje 37 lojas espalhadas pelo país, com 27 lojas próprias e 10 franquias. 

A empresa foi fundada oito anos atrás pela estudante de engenharia mecânica Camila Guerra. Ela fazia faculdade e estágio na área, mas tudo mudou quando ela engravidou e teve uma filha. 

“Tranquei a faculdade pensando em voltar no semestre seguinte. Mas não queria ficar parada e pensei em trabalhar fazendo algo de dentro de casa. E eu gostava muito de hambúrguer. Aí eu decidi abrir a American Burger, só no delivery. Comecei com R$ 800, era tudo que eu tinha há 8 anos”, conta Camila. 

Mesmo com pouco dinheiro para investir, a empresária decidiu comprar menos insumos, mas tudo com bastante qualidade. E ela também seguiu essa linha para divulgar a marca.

“Eu queria algo que fosse diferente. Fiz mil panfletos em vez de dez mil, mas eles eram diferenciados. Pareciam de uma franquia americana”, explica. 

Nos primeiros meses, a hamburgueria ainda era bem pequena, com toda a produção feita na cozinha da casa de Camila, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. “Na época, o dia que eu mais vendi foram 16 hambúrgueres”. O número de pedidos foi crescendo e chegou a uma média de 30 por dia após cinco meses de operações. Nesse período, a American Burger já tinha cinco motoboys. E mesmo assim, às  vezes a dona da empresa precisava ajudar nas entregas. 

“Eu atendia telefone, ficava na cozinha e às vezes até ia fazer entregas com meu carro. E os clientes perguntavam se valia a pena entregar desse jeito e eu dizia que o número de pedidos tinha aumentado muito e estava ajudando os motoboys”, diz a CEO da American Burger.

Em 2018 a empresa atingiu uma média de 120 pedidos. Foi nesse momento que Camila resolveu abrir sua primeira loja, num espaço no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, bem no limite com Belo Horizonte. Deu tão certo que no mesmo ano, ela já abriu uma segunda unidade, desta vez no Hot Point, no bairro Cidade Nova, região Nordeste de Belo Horizonte.

A rede foi crescendo e, em 2019, chegou ao interior de Minas, com uma loja em Juiz de Fora. Hoje também há uma unidade em Divinópolis. Em 2021, com o objetivo de expandir as operações para fora do Estado, Camila decidiu adotar o modelo de franquias. No começo ela ficou com muito receio, pois não sabia se outras pessoas iriam administrar as lojas da American Burger em outras cidades com o mesmo carinho que ela e a equipe dedicam ao negócio. Para evitar erros, ela procurou apoio com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

“A gente fez um estudo porque eu quero crescer muito a marca. Quero ser top 3 no Brasil, junto com McDonald’s e Burger King. Mesmo sendo um sonho distante, eu desejo chegar lá. E a única forma de alavancar de forma rápida, sadia, com crescimento sustentável e com pessoas envolvidas no negócio é abrir franquias. Aí fui em uma feira da ABF no ano passado e de lá para cá a gente começou a vender as franquias”, afirma Camila.  

A American Burger cresceu e chegou às 37 lojas, com dez franquias espalhadas por Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Goiânia e Curitiba. Mas mesmo com o sonho de virar uma das maiores hamburguerias do Brasil, Camila não abre mão da qualidade do produto. 

Camila Guerra dentro de uma das cozinhas da American Burger

“Eu não quero vender franquias, quero vender American Burguer. Quero que as pessoas que vendem nosso produto também tenham sucesso e sejam felizes, pois só assim a nossa marca vai crescer. Então a gente é bem cauteloso e vamos crescendo aos pouquinhos”.

E para facilitar a padronização do produto, ou seja, que o hambúrguer tenha a mesma qualidade em qualquer loja da rede, a receita foi apostar num modelo diferente do adotado por vários concorrentes. “Nosso hambúrguer é estilo fast food, não é nada artesanal, porque isso facilita a padronização em todos os lugares. Se você deixa ele muito artesanal, o produto pode variar um pouco de loja para loja”. 

Um dos desafios era produzir o mesmo molho especial em todas as unidades da American Burger. Mas a situação foi resolvida após um acordo com a Hellmann's, uma das maiores empresas do Brasil no ramo. “Eles produzem esse molho com exclusividade para a gente. O produto já vem pronto na embalagem e é distribuído para as nossas lojas. A gente também tem um centro de distribuição que faz todas as embalagens e envia para os franqueados”, explica Camila. 

Para os interessados em abrir franquias da American Burger, o investimento inicial varia de R$ 300 a 350 mil, dependendo do tamanho da loja e da cidade. E um brasileiro já comprou uma franquia em Miami, que será aberta em breve. “Nós vamos levar para os Estados Unidos um produto que já é deles, mas também aproveitaremos para trazer novidades e estar sempre à frente das outras empresas do mercado”, justifica a CEO da American Burger.  

Mercado em expansão em MG

O mercado de franquias registrou um crescimento de 28% em Minas Gerais no primeiro semestre de 2023 no comparativo com o mesmo período do ano passado. De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das empresas no Estado foi de R$ 9,1 bilhões nos seis primeiros meses do ano, o que representa o segundo melhor desempenho no país, atrás apenas de Goiás.

O número de empregos diretos gerados nas franquias de Minas Gerais foi de 142,5 mil entre abril e junho, alta de 10,9% em relação ao segundo trimestre de 2022. Os segmentos de hotelaria e turismo (18,5%), alimentação (16,9%), moda (16,8%) e saúde, beleza e bem-estar (15,9%) foram os que mais cresceram em números proporcionais em todo o país.

Oito pequenos negócios de MG lançam suas próprias franquias

Oito marcas de Belo Horizonte, Nova Lima, Arcos, Poços de Caldas e Uberlândia lançaram suas próprias franquias na última semana. Elas participaram, na capital mineira, do programa Minas Franquia, uma parceria entre o Sebrae Minas e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) que oferece consultoria e acompanhamento para pequenos negócios que buscam expandir sua atuação no mercado por meio do modelo de franquias. 

Leandro Ribeiro, proprietário da Dom Duqueijo, de Arcos, conta que, antes de expandir o negócio para o modelo de franquia, precisou repensar algumas estratégias de gestão da empresa. “Às vezes precisamos dar um passo atrás para, em seguida, avançar nos projetos. Precisávamos reestruturar a administração e arrumar a casa. O trabalho foi muito interessante, pois me considerava leigo no assunto franquias e tive um aprendizado muito grande. Com o apoio do Sebrae Minas, consegui abrir minha cabeça para obter toda a documentação necessária para transformarmos nossa empresa em uma franqueadora”, afirma.

Empresa Dom Duqueijo, de Arcos, está expandindo o negócio para o modelo de franquias

Conheça as novas franqueadoras

New Guard

https://www.instagram.com/newguard.peliculas/

Especializada em tecnologias protetivas para bicicletas de alto rendimento


Colorê Festas Criativas

https://www.colorefestascriativas.com.br/

Entretenimento para crianças por meio de oficinas e recreação criativa


Efeito Treinamentos

www.efeitoinclusaoescolar.com

Instagram: @efeitoinclusao

Consultoria para inclusão escolar

 

E-vibe

https://www.evibebrasil.com/

Mobilidade urbana com bicicletas elétricas


Dom Duqueijo

https://www.facebook.com/domduqueijo/

Restaurante especializado em pão de queijo, pão de queijo recheado, salgados, bebidas, lanche da tarde, café da manhã, macarrão na chapa, entre outros alimentos


Hippo Pizza

https://www.facebook.com/hippopizzauberlandia/?locale=pt_BR

Trabalha com pizzas tradicionais e especiais, massas tradicionais e finas, saladas, sobremesas e carta de vinhos.


Let’s Fritas

https://www.instagram.com/letsfritaspocosdecaldas/

Fast food que oferece uma vasta linha de produtos à base de batata, além de salgados e outros produtos.


Ritmhar Escola de Música

https://ritmharescolademusica.negocio.site/

Escola de música que ministra cursos de violão, piano, violino, guitarra, baixo, bateria, teclado, ukulelê, canto, flauta doce e musicalização infantil. Atende crianças, adolescentes e adultos.