Dívidas

Inadimplência com telefonia é maior que em outros setores 

Redação O Tempo


Publicado em 07 de julho de 2015 | 21:50
 
 
 
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BRASÍLIA. A inadimplência do consumidor com empresas do setor de telecomunicação cresceu 39,5% e a do varejo 38,2%, nos quatro primeiros meses de 2015 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo estudo da Serasa Experian. Desde 2012, quando a Serasa começou a fazer o levantamento do setor de telecomunicações, este foi o segundo maior crescimento entre os meses de janeiro e abril.

Em 2013 foi o maior, quando a inadimplência aumentou 51% nos quatro primeiros meses do ano. Em abril de 2012, primeiro ano do estudo, o crescimento registrado foi de 4,4%. No ano seguinte, em 2014, a inadimplência do consumidor com empresas de telecomunicação caiu 19,6% no período e, neste ano, voltou a crescer, atingindo R$ 39,5%.

Neste ano, janeiro foi o que apresentou a maior alta na inadimplência: 26,1% em relação a janeiro de 2014. Em seguida, como segundo mês do ano com maior alta, está fevereiro (13,0% em relação a fevereiro de 2014). Os dados da Serasa apontam que a inadimplência no setor de telefonia está subindo mais que as dos demais setores. No acumulado até abril de 2015, no setor bancário a inadimplência aumentou 14,1%; no de energia a alta foi 11%; no varejo foi 38,2%; todos números inferiores aos 39,5% do setor de telefonia.

A situação em 2014 era muito diferente, informam os técnicos, enquanto os setores não bancários tiveram alta de 3,9%, as empresas de telecomunicação viram a inadimplência do consumidor diminuir 1,7%.

Razões. Os economistas da Serasa apontam quatro fatores que estão impactando a condição de pagamento do consumidor: desemprego, alta nas tarifas públicas (energia, água, transportes urbanos, etc.), inflação e alta de juros. Sem dinheiro suficiente para pagar todas as dívidas a população estaria priorizando os serviços de utilidade básica, como energia.

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