ECONOMIA

Índice de Preços ao Consumidor Amplo recua em dezembro e fica em 0,29%

Redação O Tempo


Publicado em 19 de dezembro de 2008 | 15:28
 
 
 
normal

O índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) registrou variação de 0,29% em dezembro, inferior à taxa de 0,49% de novembro. Apesar da forte desaceleração dos preços ocorrida entre 14 de novembro e 10 de novembro, época da coleta dos dados, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) fechou o ano em 6,10%, bem acima dos 4,36% de 2007, segundo divulgou nesta sexta-feira (19) o Instituto Brasileiro de Geografia.e Estatística (IBGE)

De acordo com técnicos do IBGE, o indicador refere-se às famílias com rendimento entre um e 40 salários mínimos e a coleta de dados abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte. Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Goiânia e Brasília. A metodologia usada pelos dois índices é a mesma, sendo a única diferença o período de coletas de preços. O IPCA-E é o IPCA-15 acumulado em períodos.

Os preços de grande parte dos produtos alimentícios registraram ritmo menor de crescimento ou caíram na mais recente pesquisa de preços  O feijão carioca, que havia registrado queda de 2,54% em novembro, ficou 21,15% mais barato em dezembro. Já o feijão preto, com alta de 7,65% em novembro, caiu 4,71% em dezembro.

Entre os produtos não alimentícios, registraram queda os artigos de limpeza, aluguel, gasolina, álcool e automóveis usados.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!