Efeito

INSS tem cerca de 5 milhões de processos em atraso

Por falta de recurso, órgão deve parar na próxima quarta (7) e agravar ainda mais a situação dos atrasos para concessão de benefícios

Por O Tempo
Publicado em 06 de dezembro de 2022 | 10:37
 
 
 
normal

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve paralisar atividades nesta quarta-feira (7) por conta da falta de recursos para manter serviços em funcionamento, segundo informou o órgão. A situação complica a vida de quem entra com processo para receber benefícios e aposentadorias. Segundo fontes da equipe de transição do presidente eleito Lula, há cerca de 5 milhões de processos em análise no INSS para a concessão de benefícios que estão atrasados. A fila é considerada grande pela equipe de transição, que já começou a coletar dados no Ministério do Trabalho e Previdência para fazer um diagnóstico da situação. Esses 5 milhões de processos na fila estouraram o prazo de 45 dias para serem resolvidos, o que é considerado atraso. 

A paralisação das atividades do INSS nesta quarta (7) seria causado por bloqueios no orçamento da instituição. A informação é da analista Basília Rodrigues, da CNN. O atraso, segundo fontes da equipe de transição, gera juros para o Estado, que terá que desembolsar mais dinheiro quando o benefício enfim começar a ser pago. "As filas nas portas das agências do INSS não existem mais. Mas hoje elas são virtuais, e quilométricas", diz o advogado Fabiano Silva dos Santos, um dos coordenadores do grupo de transição da Previdência, em entrevista para a agência de notícias Folhapress na última sexta-feira (2). Uma das ideias em debate é de novo transferir a Dataprev para o Ministério do Trabalho e da Previdência. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!