Crime

Ipsemg faz alerta para golpes contra pacientes internados em Belo Horizonte

Criminosos se passam por funcionários e entram em contato pelo telefone ou pelo WhatsApp, pedindo dinheiro para o pagamento de serviços de saúde


Publicado em 29 de dezembro de 2023 | 15:28
 
 
 
normal

Pacientes internados no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, estão sofrendo tentativas de golpes. Os criminosos entram em contato com estas pessoas ou com os familiares delas, dizem que são funcionários do hospital e pedem depósitos ou transferência via Pix, alegando que algum serviço médico será cobrado.

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) soltou um comunicado nesta sexta-feira (29), esclarecendo que não exige pagamento por nenhum serviço de saúde, além do que é descontado mensalmente na folha de pagamento do beneficiário titular. 

Ainda segundo o instituto, médicos e profissionais do seu quadro de funcionários ou credenciados, seja na capital ou no interior, não estão autorizados a realizar cobranças por qualquer serviço de saúde em nome do Ipsemg.  

Da mesma maneira, o instituto alerta que não liga para beneficiário e nem envia mensagens por WhatsApp ou correspondência (física, eletrônica) solicitando pagamento por seus serviços. 

Caso o beneficiário ou familiar receba algum contato solicitando qualquer tipo de pagamento ou depósito por serviço, medicamento ou procedimento realizado em decorrência de atendimento hospitalar, o Ipsemg orienta que seja registrado boletim de ocorrência policial. 

O instituto reforçou ainda que os profissionais do CTI não entram em contato com familiares por telefone para falar sobre exames de qualquer natureza. As informações médicas são dadas presencialmente no horário da visita. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!