A Rymer Leilões marcou para o dia 6 de outubro, às 14h, o leilão do Belo Horizonte Othon Palace Hotel, famoso hotel da capital mineira fechado desde 2018. O lance mínimo é de R$ 30 milhões, e o pregão será online.
Localizado no centro da capital mineira, durante quatro décadas, o Othon, um prédio com 296 quartos, construído em 1978 em formato de meia-lua na avenida Afonso Pena com ruas Bahia e dos Tupis, foi referência no setor hoteleiro belo-horizontino, pelas instalações de luxo, pela efervescência cultural e por receber celebridades e chefes de Estado.
A decisão judicial sobre o leilão é da 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Conforme a juíza Maria da Penha Nobre Mauro, leiloar o estabelecimento é importante nesse momento, porque a crise provocada pela pandemia de coronavírus atingiu em cheio o setor hoteleiro. "Entendo, porém, que o leilão seja a modalidade de venda mais indicada, uma vez que otimiza o preço, preserva a concorrência e dá transparência à venda judicial, e não empresta regularização a eventual negociação particular entabulada pelas recuperandas", diz.
A opção de levar o hotel ao pregão foi da própria empresa responsável, após sondagens de mercado realizadas por agentes especializados. "De considerar, entretanto, das modalidades previstas no art. 142 da LRF, o leilão é a mais democrática e eficiente, e tende a assegurar, com maior probabilidade e eficácia, a precípua e complexa finalidade da venda em hasta pública: competitividade, maximização do preço, transparência e segurança jurídica", explicou a magistrada.