Os mineiros encontrarão mais lojas de supermercados para fazer as compras em 2024. As principais empresas do setor projetam mais um ano de crescimento no Estado, com a abertura de 75 novos estabelecimentos e geração de 7,5 mil empregos. O investimento total previsto é de R$ 1,125 bilhão no ano. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (23) pela Associação Mineira dos Supermercados (AMIS).
A expansão do setor ocorrerá em 2024, apesar dos custos elevados e da dificuldade para encontrar mão de obra. “Sabemos dos enormes desafios do setor, sobretudo com os elevados custos, mas há também muitas oportunidades. Um segmento essencial à população não pode parar de investir em novas lojas, em atendimento, atualização profissional e na boa experiência do cliente, e é isso que norteia a atuação do setor supermercadista mineiro”, destaca Antônio Claret Nametala, presidente executivo da AMIS.
Em 2023, os supermercados também tiveram um ano satisfatório, com uma expansão maior do que a projetada. “A gente tinha uma expectativa de crescimento de 2,85% e fechamos o ano em 3,41%”, confirma Claret.
Um dos motivos, segundo o presidente executivo da AMIS, foi a queda do desemprego em Minas. Quando as pessoas conseguem um novo trabalho, a tendência é que elas aumentem a frequência de idas aos supermercados para fazer compras.
“O que a gente percebe é que a queda do índice de desemprego significa mais gente empregada, e evidentemente que se reflete na busca pelo supermercado no primeiro momento”, afirma.
No ano passado, foram inauguradas 79 lojas novas em Minas Gerais, com a geração de 7.057 empregos diretos e investimento de R$ 878 milhões. O formato tradicional de supermercado, ou lojas de vizinhança, teve o maior número de aberturas, com 48 unidades. Em segundo lugar ficou o modelo de atacarejo, com 25 pontos de vendas.
E além dessa expansão, muitas lojas também foram reformadas e mudaram de formato. Mas apesar de mais modernas, elas não contam no levantamento.
“É importante esclarecer que o atacarejo continua em forte expansão, mas aqui cabe uma explicação: muitas unidades desse segmento foram abertas a partir da ampliação e transformação de lojas de vizinhanças e hipermercados convertidos para o novo modelo de atendimento, porém não significam a criação de novo ponto de venda”, explica Claret. Minilojas instaladas em condomínios ou similares também não entram nessa contagem.
A expansão do número de empreendimentos foi verificada em todas as regiões mineiras, com destaque para a Central, onde está a Grande BH, que recebeu 25 unidades.
“O interior continua com enorme potencial para investimentos, mas a Grande Belo Horizonte, pela pujança econômica e maior concentração da demanda, sempre lidera os aportes do setor”, analisa Claret.
Contabilizadas as novas 79 lojas inauguradas em 2023, o setor de supermercados alcançou o total de 17.026 unidades em Minas Gerais no fechamento do ano passado, com presença nos 853 municípios mineiros.
“Temos uma concorrência cada vez mais acirrada, e isso nos torna ainda mais preparados para atender o nosso consumidor, com lojas que ofereçam uma experiência de compra capaz de superar as expectativas dessa demanda”, afirma Claret.
O número total de funcionários no segmento chegou a 400.971, efetivo que é contratado e treinado para o atendimento ao consumidor, mesmo num cenário de carência de mão de obra.
“Esse é mais um grande desafio do setor: encontrar profissionais. Cada vez mais as empresas precisam investir em recrutamento e treinamento de pessoal para as novas lojas e para as vagas abertas diariamente,” explica Claret. “Mas essa é uma atuação normal para o segmento que sempre foi uma escola de preparação de pessoas para o trabalho e para a vida,” conclui.
TOTAL: 79