Neoindustrialização

Nova política industrial do governo é apoiada pela Abimaq

Para presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, ‘Brasil está há muito tempo sem investimento’ no setor

Por Shirley Pacelli
Publicado em 22 de janeiro de 2024 | 18:58
 
 
 
normal

A nova política industrial do governo federal, anunciada nesta segunda-feira (22/01) foi aprovada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Segundo o presidente executivo da associação, José Velloso, o anúncio de investimento de R$ 300 bilhões até 2026, quando termina o terceiro mandato de Lula, é importante para garantir a inovação tecnológica do setor. “A idade média das máquinas no Brasil é de 14 anos e 62% das máquinas já passaram ou alcançaram o tempo de vida preconizado pelos fabricantes”, alertou Velloso sobre a importância de renovação do parque industrial. 

Velloso observa ainda que uma nova política industrial só dá certo em países onde há crescimento, onde a economia vai bem. “Não adianta fazer uma política industrial depois não ter mercado para vender o produto que a gente está desenvolvendo. [...] É importante que haja um equilíbrio fiscal e essa parte o Ministério da Fazenda está fazendo”, ressaltou.

O presidente executivo da Abimaq destacou como positivo na nova política a renovação do parque de máquinas e a obtenção de dinheiro para financiamento de inovação tecnológica, com subsídios, pelo BNDES. Ele também elogiou o fato da nova política  investir em setores estratégicos para o país, como o complexo de saúde e o de defesa. “Os países desenvolvidas usam o setor de defesa para desenvolver novas tecnologias”, disse. 

A nova política industrial, anunciada pelo governo, conta com meta de aumentar a participação do setor agroindustrial no PIB agropecuário para 50% e alcançar 70% de mecanização dos estabelecimentos de agricultura familiar, com o suprimento de pelo menos 95% do mercado por máquinas e equipamentos de produção nacional.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!