Aviação

Obras do Terminal 2 de Confins vão começar em agosto 

BH Airport tem que entregar novo espaço em abril de 2016

Por Queila Ariadne
Publicado em 25 de junho de 2015 | 03:00
 
 
 
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O mês de agosto será definitivo para o aeroporto de Confins. Segundo o diretor-presidente da BH Airport, Paulo Rangel, os voos internacionais serão transferidos para o Terminal 3 (puxadinho) e a construção do Terminal 2 vai começar. Pelo contrato, a concessionária tem que entregar o segundo terminal de Confins em abril de 2016. No entanto, o início das obras estava travado tanto pela demora do licenciamento ambiental, como pela paralisação, desde agosto do ano passado, das intervenções que vinham sendo feitas no Terminal 1. Reforma e ampliação deveriam ter sido entregues na Copa do Mundo, mas não foram porque a construtora responsável desistiu de renovar o contrato.

“Tivemos que reformular o projeto do Terminal 2 para que não ficasse vinculado às obras pendentes. Em agosto, já vamos transferir os voos internacionais para o Terminal 3. Dessa forma, será liberado mais espaço no Terminal 1 e teremos mais condições de começar as obras do 2. As estruturas metálicas já estão até contratadas”, explicou Rangel, durante encontro nesta quarta com empresários para apresentar o plano de desenvolvimento do aeroporto.

Se não fosse o novo uso encontrado para o chamado puxadinho, que custou R$ 26,5 milhões, ele já teria sido demolido. Mas com a transferência dos voos internacionais para lá, o terminal ganhou uma sobrevida de, pelo menos, dez anos. “Pelo projeto inicial, teríamos que demolir já. Mas seria ilógico derrubar uma estrutura que ainda nem foi usada. Então, resolvemos aproveitar o Terminal 3 até o momento que for necessário expandir o 2”, justifica Rangel. Essa expansão deve acontecer em dez anos, de acordo com o aumento da demanda de passageiros.

Rangel anuncia que a previsão é construir uma segunda pista, do outro lado da MG–10, até 2020. Pelo contrato de concessão, a BH Airport tem o compromisso de fazer a nova pista até 2020, ou quando o total de pousos e decolagens chegar a 198 mil por ano – hoje está em 102 mil. “Pelas nossas estimativas, 2020 vai chegar primeiro”, afirma ele.

Sobre a herança das obras inacabadas do Terminal 1, Rangel afirma que a concessionária ainda está discutindo com o governo federal a melhor alternativa. “A responsabilidade técnica e financeira é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Mas, pelo menos, a reforma da cobertura a gente quer assumir emergencialmente. Para assumir o resto, tem que readequar nosso contrato”, ressalta.

Investimentos
Plano de investimentos em Confins até 2023:

2016:
R$ 741 milhões
(Previsão de entregar Terminal 2, que ampliará a capacidade de 18 para 44 posições no pátio)

2017: R$ 775 milhões

2018: R$ 1,019 bilhão

2019: R$ 1,332 bilhão

2020: R$ 1,498 bilhão
(Entregar segunda pista)

2021: R$ 1,509 bilhão

2022: R$ 1,542 bilhão

2023: R$ 1,588 bilhão

Fonte: BH Airport

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