Delivery

Oferta está cada vez maior

Com poucos cliques, há de comida pronta a médico e mecânico atendendo em domicílio

Por Juliana Gontijo
Publicado em 29 de janeiro de 2018 | 03:00
 
 
 
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Pensou em delivery, pensou em comida pronta? Saiba que há as mais diversas possibilidades para entrega em casa. Perder tempo no trânsito e ainda ter gastos com deslocamento, só mesmo se quiser. O consumidor pode ficar no conforto de seu lar e receber os mais diversos produtos e serviços: bebidas, carnes do açougue, materiais elétricos, lavanderia, troca de óleo do carro, compras de sacolão e supermercado, salão de beleza e serviços de vários profissionais liberais, como médicos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros.

Dependendo do estabelecimento, a entrega pode ser de um dia para o outro ou em 48 horas. A rede Super Nosso, por exemplo, lançou em 2013 seu e-commerce, o Super Nosso em Casa, que vem ganhando cada vez mais espaço, segundo o diretor Vinícius Tavares. “Antes da virada da década, as vendas online devem responder por 5% dos negócios”, diz. Ele ressalta que o serviço é complexo e não se restringe a uma entrega. “O consumidor nos passa a responsabilidade da seleção dos produtos, o cuidado com a data de validade”, frisa o diretor.

Pensando na comodidade, há dois anos o Decisão Atacarejo decidiu investir no e-commerce, segundo a diretora de marketing e recursos humanos da empresa, Valéria Bax.

“É uma opção de compra que ajuda o consumidor no ganho de tempo”, afirma. De acordo com ela, as vendas da loja online representam 2% dos negócios. No prazo de cinco anos, a perspectiva é que chegue a 5% ou 6%.

E se você não tem tempo nem paciência para escolher frutas, verduras e legumes, pode fazer o sacolão de casa, com cliques no site, com uma ligação pelo telefone ou ainda pelo WhatsApp, segundo a gerente do Sacolão Virtual BH, Danielle Rinco.

 

Sommelier ajuda a escolher vinho por chat ou Skype

Além da entrega em casa, a Casa do Vinho oferece consultoria sobre a bebida a distância, diz o sócio André Martini. Ele ressalta que, diferentemente de outras empresas em que os clientes têm contato com uma máquina, a loja virtual tem o serviço de uma sommelier por chat ou em conversa via Skype. “O objetivo é que o consumidor possa ter um atendimento como teria numa loja física”, observa.

Com o e-commerce desde 2015, o empresário diz que o cliente também pode fazer seu pedido por telefone e e-mail. “Temos estacionamento gratuito para os nossos clientes em nossas unidades. Assim, não é necessário ficar procurando vagas. E há quem prefira ir à loja e conhecer de perto os produtos antes de comprar. As vendas a distância são mais uma opção”, pondera.

Segundo o empresário, as vendas a distância nos mais variados canais chegam a responder por até 35% da comercialização. “É algo que veio para ficar e tende a crescer”, analisa.

No segmento de bares e restaurantes, que é o mais lembrado quando se fala em delivery, entre 15% a 25% do faturamento de quem tem o serviço vem das entregas, segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), Ricardo Rodrigues.

Óleo. Há dois anos e meio, Leonardo Serra Coelho decidiu apostar no delivery de um serviço: a troca de óleo do carros. “Eu percebi que a demanda existia e fiz uma pesquisa de mercado”, conta. Ele pode ser chamado pelo site, por telefone ou por e-mail. No furgão, ele leva o equipamento e vai onde o carro está. Nesse segmento, já há inclusive franquias – uma delas é a Dr. Lubrifica, que troca óleos e faz lavagem ecológica. A rede possui sete unidades no Estado. No país, são 70 franquias.

Em tempo

Dica. Cumprir o horário de entrega de um produto ou serviço é fundamental para se dar bem no ramo, alerta a analista da unidade de acesso a mercado do Sebrae-MG Luciana Lessa. 

 

Serviço está mais acessível e democrático

Salão de beleza sem sair de casa também é possível. O Renata Reis Cabeleireiros, localizado em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, é um dos que oferece os serviços de cabelo e maquiagem onde o cliente determinar. “Eles podem ser feitos fora do salão, em casa, em um hotel e até mesmo no local onde vai acontecer o evento”, observa a sócia do salão, Leticia Reis Caputo.

Ela explica que, durante boa parte do ano, metade desses serviços é feita fora do salão. “Nos últimos três meses, a procura pelo serviço fora do nosso estabelecimento chega a 80%”, observa Leticia.

Para a empresária, o atendimento em domicílio está cada vez mais democrático. “Antigamente, pouca gente tinha acesso. Era voltado apenas para pessoas com alto poder aquisitivo. Hoje, não é mais assim”, analisa Leticia. Ela acrescenta que o serviço já existe no salão desde 2004, só que nos últimos dois anos ele se intensificou.

O professor de economia do Ibmec-MG Felipe Leroy ressalta que o tempo está sendo cada vez mais valorizado. “Fazemos múltiplas atividades. Dessa forma, o tempo se tornou um ativo precioso”, diz. Ele ressalta que o delivery é uma comodidade que ajuda o cliente a economizar tempo. “Eu mesmo tenho usado cada vez menos o escritório. Muitos clientes preferem que eu vá até eles”, conta.

 

Carnes escolhidas e compradas a distância

As compras no açougue também podem ser feitas a distância. Na Casa de Carnes Aguiar, as opções são diversas, segundo o sócio Guilherme Sousa Ferreira. “O cliente pode usar o site, e-mail, telefone e WhatsApp. Estamos atentos aos novos canais de venda que foram surgindo”, observa o empresário.

Ele conta que oferece o serviço de delivery há sete anos. “No começo, não representava nem 5% das vendas. Hoje, está na casa dos 25%. E a tendência é de aumento nas vendas do delivery”, diz.

Ferreira afirma que a entrega em domicílio surgiu para oferecer comodidade ao cliente. “Se não tivéssemos esse tipo de serviço, perderíamos vendas”, ressalta.

Ele diz que as entregas são feitas em toda a área de Belo Horizonte.

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