Exploração

Petróleo vai jorrar na OGX

Redação O Tempo


Publicado em 09 de fevereiro de 2011 | 23:38
 
 
 
normal

Rio de janeiro. A OGX, companhia de petróleo e gás do grupo EBX do empresário Eike Batista, prevê que a primeira produção de petróleo no Brasil comece em agosto, no segundo semestre deste ano. O empresário informou ontem que concluiu a perfuração do poço horizontal OGX-26HP, localizado na Bacia de Campos, e que teste de formação confirmou o potencial produtivo de 40 mil barris de óleo por dia.


O poço está sendo equipado agora para a realização de um Teste de Longa Duração (TLD), pelo qual dará início a sua produção. O procedimento será iniciado “em meados de 2011” e poderá registrar neste ano vazão de até 20 mil barris de óleo por dia.


Conforme a OGX, as informações obtidas por meio do TLD também vão permitir um maior detalhamento da acumulação e auxiliar na elaboração do plano de desenvolvimento. O poço OGX-26HP tem mais de mil metros de extensão horizontal e foi originalmente descoberto por meio do poço OGX-3, em dezembro de 2009.


Durante o trabalho de perfuração, foram coletadas outras informações, como características da rocha do reservatório e fluidos presentes, que serão analisados pela equipe técnica da OGX nos próximos meses. Todos os equipamentos da fase inicial de produção já foram contratados e parte já começou a ser entregue. As linhas flexíveis para interligação deste primeiro poço já estão sendo fabricadas, com previsão de entrega em março.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!