Comércio

Primeiro Natal sem restrições da pandemia é de lojas movimentadas em BH

Com segurança para circular, as pessoas voltaram a comprar em lojas físicas e comércio espera crescimento de até 30%

Por Maria Irenilda
Publicado em 22 de dezembro de 2022 | 08:00
 
 
 
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A dois dias do primeiro Natal sem as restrições da pandemia, o cenário é de lojas mais cheias e consumidores comprando presentes. Após dois anos sem poder se aglomerar, em 2022, o fim de ano está marcado por mais encontros entre familiares e amigos, e consequentemente, mais trocas de presentes. A Associação De Lojistas de Shopping (Alo Shopping) estima um crescimento de 4% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, mas alguns estabelecimentos estão bem mais otimistas e apostam em até 30% .

“Este ano vai ter presente para todo mundo. Pai, mãe, irmã, namorada e sogra. Reservei bastante para as compras”, afirma o dentista Filipe Augusto Duarte. Ele e a mãe saíram para fazer as compras de Natal juntos. “Ano bem melhor, estamos livres de máscara, um pouco menos receosos, já com as quatro doses da vacina e bem mais tranquilos para fazer as compras”, comenta.

Com mais segurança para circular, as pessoas estão retomando o comportamento de ir comprar em lojas físicas."Eu tô me adaptando a voltar às lojas, porque eu comprava só pela internet”, conta Maria Luciana Olaria, gerente de empresa, que aproveitou a folga para comprar presentes para a família toda em um shopping. Com as mãos cheias de sacolas, Luciana contou que o dinheiro extra do décimo terceiro já foi gasto. “Recebi a segunda parcela do décimo terceiro e já gastei tudo aqui no shopping mesmo”, disse aos risos. 

Este movimento de compra tem deixado os lojistas mais animados. “Nossa expectativa é de um crescimento de 15% nas vendas frente ao resultado de 2021”, projeta Tássia Tamara Barbosa, gerente da franquia da Natura, no Itaú Power Shopping. A loja reforçou a equipe para atender a demanda na reta final do Natal. “ Nosso quadro de vendedores era cinco. Contratamos mais três reforços para as vendas, um estoquista e uma operadora de caixa auxiliar”, conta a gerente. 

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), o comércio está mais otimista. “As pessoas voltaram às ruas, voltaram a circular mais, voltaram a ter uma vida social mais ativa e voltaram às lojas”, analisa Ana Paula Bastos, economista da CDL-BH. Ela projeta que essa retomada de comportamento de consumo vai impactar em resultado positivo no mercado. “A gente vê que as pessoas vão presentear realmente,e a maioria vai comprar em loja física”, avalia.

Compra segura

Em um fim de ano chuvoso, muita gente tem optado pela comodidade e segurança dos shoppings para comprar os presentes. “Até o momento a gente já cresceu 28% em fluxo de clientes em comparação ao ano passado. E nossa expectativa é de crescer em até 30% em vendas”, afirma Renata Costa, gerente de Marketing do Itaú Power Shopping.

O espaço investiu em atrações e até prêmios para os clientes. “Com o tema 'Contos de Natal', a gente trouxe muitas atrações para as crianças e família, biblioteca, árvore solidária, apresentação de teatro, contação de histórias. E tem também o sorteio de um carro”, detalha a gerente do centro de compras.

 

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