F-commerce

Redes sociais ganham força

Redação O Tempo


Publicado em 24 de agosto de 2013 | 03:00
 
 
 
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O Facebook e o WhatsApp estão ganhando cada vez mais importância no comércio online. De acordo com estudo da E-bit, o chamado mobile commerce, que em 2012 respondia por 1,3% das transações, em junho de 2013 atingiu 3,6%. “As redes sociais são um canal forte de propaganda, pois são mais do que publicidade. Ali, já vendem um produto com uma opinião de quem comprou”, afirma o diretor da empresa de tecnologia da mobilidade, Ledcorp, José Lúcio Balbi de Mello.


A consumidora Patrícia Campos está sempre de olho nas ofertas. “Já fiz varias compras. Olho as promoções que aparecem e, se a oportunidade for boa, eu aproveito. Hoje em dia, já existem lojas que negociam pelo WattsApp”, conta.

O Ateliê Valentinas, do Rio de Janeiro, é uma delas. Em entrevista, pelo Facebook, a loja confirmou que 40% das vendas são pela internet, o que ajuda a vender para outros Estados. A rede também confirma que as vendas pelo Facebook e WattsApp têm crescido muito.

De acordo com o relatório da empresa de monitoramento do comércio eletrônico E-bit, essa modalidade também pode ser chamada de F-commerce e, embora os negócios não sejam necessariamente fechados por meio da ferramenta, ela estimula o acesso. Em junho de 2012, 3,49% dos compradores chegaram às lojas pelas redes sociais. Em junho deste ano, a parcela subiu para 5,63%. (QA)

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