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Spatifilus quer chegar a cem lojas até 2017  

Com 30 anos no varejo, empresa familiar mineira de calçados femininos está em 50 lojas no país

Por Helenice Laguardia
Publicado em 25 de janeiro de 2015 | 04:00
 
 
 
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Tudo começa com o produto, saber comprá-lo bem para vender bem, ter fornecedores confiáveis e calçados que transmitam segurança e conforto. A combinação desses componentes a fez com que a marca mineira de calçados femininos Spatifilus, há 30 anos no mercado, tenha um cliente fidelizado. “Sempre tento antecipar o desejo do consumidor. Mesmo na crise, fazemos sempre investimentos”, diz o diretor de vendas, Gilson Xavier de Oliveira, sobre o diferencial. Agora, com 50 lojas – 30 licenciadas e outras 20 com a bandeira própria, por meio de franquias – Oliveira conta que a marca vai continuar crescendo, podendo chegar a cem unidades até 2017.

Com cerca de cem propostas por ano de gente interessada em abrir uma franquia da Spatifilus, Oliveira diz que o investimento é elevado e exige um perfil empreendedor do candidato ao negócio para não manchar a marca. “Não temos pressa para nos tornarmos uma rede grande”, explica. Em cidades menores, o investimento é de R$ 200 mil para uma unidade, elevando-se a R$ 300 mil e até R$ 400 mil para grandes centros urbanos. “A empresa quer sempre crescer, só que em bases sólidas, não vamos jamais trazer aventureiro para a rede”, afirma.

Produção. Sem divulgar números como volume de produção e vendas, Oliveira informa que o tíquete médio é de R$ 120. E o cliente Spatifilus pode escolher, por ano, entre 300 lançamentos, incluindo sandálias, bolsas, cintos, carteiras, sapatilhas, botas e scarpins. Os itens fazem parte de duas grandes coleções – inverno e verão – e novidades que vão entremeando as duas estações.

“Se cochilar um pouco, a concorrência passa. Quem lida com moda não pode se distrair em tempo algum. Quem está no jogo tem que jogar com seriedade.”

Origem

Spatifilus. A escolha do nome da marca mineira foi baseada em uma planta, o lírio-da-paz, que, em latim, se chama Spathiphyllum. Como a pronúncia ia ficar difícil, foi feita uma adaptação do nome para Spatifilus.

Grandes números

300 itens por ano são lançados pela Spatifilus

4 funcionários são necessários para cada loja que é aberta

24 meses a 36 meses é o prazo de retorno do investimento em franquia

R$ 120 é o tíquete médio do consumidor nas lojas da marca mineira

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