A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o Grupo PSA, que reúne Peugeot e Citroën, deram mais um passo na fusão dos negócios e apresentaram, nesta segunda-feira (9) o logotipo da Stellantis, empresa que será resultado da parceria. Após ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na última semana, a previsão das empresas é concluir a fusão até o primeiro semestre do ano que vem.
O logotipo chega em tons de branco e azul, cores que também são utilizadas pelas duas empresas originais. A representação visual tem o “espírito de otimismo, energia e renovação de uma empresa diversificada e inovadora, determinada a ser um dos novos líderes na próxima era de mobilidade sustentável”, segundo comunicado das companhias. O nome escolhido vem do latim “stello”, que as organizações traduzem como “iluminar as estrelas”.
Após a fusão, a Stellantis se tornará o quarto maior do ramo no mundo, atrás de Volkswagen, da Renault-Nissan e da Toyota, e representará 14 marcas, como Citroën, Fiat, Chrysler, Jeep, Peugeot e Alfa Romeo. Elas continuarão a existir após a fusão, isto é, não haverá um “carro da Stellantis”.
A união das empresas foi anunicada há cerca de um ano e garantirá participação igualitária entre elas, ou seja, cada uma terá 50% de controle sobre a nova companhia. Por meio de nota, as empresas informam que a sede do novo grupo ficará na Holanda, mas a listagem de ações continuará nas bolsas de Paris, Milão e Nova York.