Seminário

Tecnologia não elimina busca por qualidade

Seminário da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) Minas Século XXI, acontece na próxima terça-feira, no Sebrae Minas.

Por Ludmila Pizarro
Publicado em 20 de outubro de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

As transformações digitais não reduzem a necessidade de as empresas oferecerem produtos e serviços de qualidade aos seus clientes. Essa é a análise do engenheiro e professor da Fundação Dom Cabral e da PUC Minas Evandro G. Lorentz, que falará sobre qualidade e o futuro das organizações, durante o Seminário da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) Minas Século XXI, que acontece na próxima terça-feira, no Sebrae Minas. “Independentemente do tempo em que vivemos, como o atual, de transformações digitais, os clientes buscam por qualidade”, afirma. Lorentz avalia que as mudanças trazidas pela tecnologia criam mais expectativas nos clientes e que é necessário investir em educação para que as empresas melhorem na qualidade e na produtividade.

Sobre esses dois pontos, o engenheiro e diretor executivo do Instituto Qualidade e Produtividade (IQPM) Minas, Caio Márcio Becker Soares, diz que é necessário investir em gestão. “Qualidade é um produto da gestão empresarial, assim como a produtividade”, explica. Soares lembra que o Brasil ainda apresenta baixos índices de produtividade na comparação com outros países.

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) comparou a produtividade brasileira com 17 países. O Brasil ficou no penúltimo lugar, à frente só da Argentina. O primeiro lugar foi o Canadá, seguido por Coreia do Sul, Austrália, China, Espanha e Chile.

Para Soares, existem ferramentas como o certificado ISO 9000 e o modelo de excelência da gestão desenvolvido pela Fundação Nacional de Qualidade (FQN) que ajudam as empresas “quando bem aplicadas”. “São modelos baseados em práticas que já deram certo. Mostram o caminho das pedras”, afirma o engenheiro que também participará de um painel do Seminário ao lado do professor da UFMG, Vicente Falconi Campos.

Programação

Dia 24/10 (terça-feira)

I Seminário ABQ Minas Século XXI Qualidade para as Organizações Mineiras

8h: Credenciamento

8h30: Abertura

8h50: A Qualidade e o Futuro das Organizações - Evandro G. Lorentz

9h20: Painel I: Gestão e Visão Sistêmica - Maurício Roscoe e Evando Mirra Silva</MC>

10h: Coffee Break

10h35: Painel II: A empresa como escola - Claudio Moura Castro e Ronaldo D. Camilo</MC>

11h20: Painel III: Conversa sobre Gestão - Vicente Falconi Campos e Caio Márcio Becker Soares

12h15: Encerramento  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!