O Prêmio Nacional Liga STEAM 2024, que tem como tema as mudanças climáticas, recebeu um número recorde de inscrições na edição deste ano: cerca de dois mil educadores dos 26 estados e do Distrito Federal registraram-se na premiação, o dobro do total de 2023.Nesta segunda-feira (1), serão divulgados os 50 projetos originais selecionados em cada categoria para a próxima fase da premiação, que este ano distribuirá cerca de R$ 120 mil aos projetos vencedores.
Minas Gerais foi o estado com a maior participação, com 207 professores e professoras inscritos. São Paulo ficou em segundo lugar (173) e o Pará em terceiro (148). Ao todo, 414 municípios brasileiros estão representados.
O Prêmio Nacional Liga STEAM tem o objetivo de fomentar a adoção da abordagem STEAM nas escolas brasileiras. Por meio de projetos que buscam solucionar problemas do cotidiano dos alunos, desenvolvidos em sala de aula, a abordagem STEAM promove a integração das áreas de ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
“A abordagem STEAM também estimula a reflexão sobre o meio ambiente, a sustentabilidade e as mudanças climáticas, contribuindo para a formação de cidadãos com consciência crítica, mais preparados para enfrentar os desafios de um mundo complexo e conectado”, afirma Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal, entidade promotora do prêmio em aliança social com a Fundação Banco do Brasil, Tríade Educacional e AVSI Brasil. “Assim, promovemos a transformação social por meio da educação.”
A premiação
Os projetos STEAM vencedores do prêmio receberão, neste ano, um total de R$ 120 mil em dinheiro. Cada um dos primeiros colocados das categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio receberá R$ 25 mil reais em dinheiro, sendo R$ 10 mil para os professores ou professoras responsáveis, R$ 10 mil para a compra de equipamentos e/ou benfeitorias para as escolas e R$ 5 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma que realizou o projeto STEAM vencedor, podendo ser utilizados na compra de equipamentos ou benfeitorias, realização de visitas técnicas ou recreativas, entre outras possibilidades, sempre em consonância com a escola.
Os projetos STEAM classificados em segundo lugar em cada categoria receberão R$ 10 mil, sendo R$ 5 mil para o professor ou professora responsável pelo projeto vencedor e R$ 5 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma que realizou o projeto STEAM vencedor, podendo ser utilizados na compra de equipamentos ou benfeitorias, realização de visitas técnicas ou recreativas, entre outras possibilidades, sempre em consonância com a escola.
Os terceiros colocados receberão R$ 5 mil, sendo R$ 3 mil para o professor ou professora responsável e R$ 2 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma que realizou o projeto STEAM vencedor, podendo ser utilizados na compra de equipamentos ou benfeitorias, realização de visitas técnicas ou recreativas, entre outras possibilidades, sempre em consonância com a escola.