A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai oferecer mais dois cursos de graduação: Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica/Eletrônica. A novidade foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) da instituição, em reunião nessa quarta-feira (30/7). Também foi aprovada a instalação do curso de Letras/Português em São Francisco.

Os estudantes poderão conseguir uma vaga por meio do vestibular próprio de 2026, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os cursos serão vinculados ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET).

Curso de inteligência artificial

Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas semestrais para o curso de Inteligência Artificial, que deverá iniciar no primeiro semestre de 2026, com duração de quatro anos. As aulas cobrem fundamentos teóricos, como algoritmos e estruturas de dados, além de temas avançados como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, visão computacional e sistemas inteligentes. A grade ainda contempla disciplinas humanísticas e de gestão.

Curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica

O curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica também vai ofertar 20 vagas por semestre, com início previsto para o primeiro semestre de 2026 e duração de cinco anos. O currículo inclui disciplinas como cálculo, física, circuitos elétricos, eletrônica digital, sistemas de controle e microcontroladores. 

Com Agência Minas