O estado de Minas Gerais foi contemplado com 23.486 bolsas de estudo pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2025. O resultado da primeira chamada foi divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Ministério da Educação, com o estado mineiro na segunda posição no ranking nacional de distribuição das vagas.
Os candidatos podem consultar o resultado através do portal oficial acessounico.mec.gov.br/prouni. No total, o programa oferece 211.202 bolsas em instituições particulares de ensino superior em todo o país, sendo aproximadamente aproximadamente 118 mil integrais e 93 mil parciais, que cobrem, respectivamente, 100% e 50% do valor das mensalidades.
Os estudantes selecionados devem comprovar as informações fornecidas durante a inscrição entre 7 e 18 de julho diretamente nas instituições de ensino. Para participar da seleção, foi necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota superior a zero na redação.
Distribuição nacional
São Paulo lidera a distribuição nacional com 46.629 vagas, representando mais de um quinto do total disponibilizado. O Paraná aparece em terceiro lugar com 14 mil oportunidades, seguido pela Bahia com 13.827 e Goiás com 12.796 bolsas.
No Rio de Janeiro, foram disponibilizadas 12.591 bolsas, enquanto o Rio Grande do Sul recebeu 12.415 vagas. Em contraste, Roraima registra o menor número, com apenas 774 oportunidades, seguido pelo Acre com 984 e Tocantins com 1.213 bolsas.
Alagoas e Sergipe também apresentam números menores no programa para este semestre, com 1.721 e 2.077 bolsas, respectivamente. Ao todo, 887 instituições privadas participam do Prouni em todo o Brasil, oferecendo mais de 370 cursos diferentes aos candidatos selecionados.