O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef), por meio da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), lançou na última quarta-feira (13/8) a Jornada Formativa para a inclusão produtiva de adolescentes e jovens. A plataforma de aprendizagem é voltada para lideranças dos setores público e privado, com foco no fortalecimento de habilidades e estratégias para ampliar o acesso de meninas e meninos a oportunidades de desenvolvimento e geração de renda.
Ação integra os esforços do Unicef no Brasil para influenciar políticas públicas que possibilitem aos jovens desenvolver competências, fazer escolhas seguras e transitar de forma justa e acessível da escola para o mercado de trabalho — especialmente aqueles em maior vulnerabilidade social.
Segundo o UNICEF, o objetivo é capacitar profissionais em posições estratégicas para criar ambientes capazes de acolher, desenvolver e reter jovens talentos.
“Oferecendo a esses profissionais conhecimento técnico, estratégias práticas e um certificado de conclusão reconhecido, buscamos fortalecer a capacidade institucional para implementar ações concretas que gerem oportunidades reais para a juventude. Não podemos desperdiçar um dos maiores potenciais de transformação que nosso país tem: nossos adolescentes e jovens”, afirma Monica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
Conteúdo e metodologia
A Jornada Formativa, disponível gratuitamente no site do 1MiO, é composta por 16 cursos divididos em três blocos independentes: Compreender, Conectar e Transformar.
Compreender: apresenta o conceito de inclusão produtiva jovem no contexto brasileiro e defende que incluir jovens não é caridade, mas estratégia para um futuro mais justo e inovador.
Conectar: reconhece a diversidade das juventudes brasileiras e propõe a aproximação com as empresas, com base nos 12 perfis prioritários do 1MiO, como jovens negros, LGBTQIAPN+, povos originários e pessoas com deficiência.
Transformar: oferece ferramentas práticas para inserir e institucionalizar a inclusão produtiva jovem nas estruturas organizacionais.
O conteúdo foi cocriado com 13 organizações e especialistas que atuam diretamente com os perfis prioritários do 1MiO. Os cursos incluem recursos de acessibilidade, como Libras, audiodescrição e ajustes visuais, e utilizam diferentes formatos, incluindo vídeos, quizzes, jogos e infográficos.
Evento de lançamento
O lançamento ocorreu no Sesi Lab, em Brasília, com a presença de representantes de empresas, governos, organizações da sociedade civil e parceiros do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes. O evento contou com dois painéis: um sobre uso de dados para orientar políticas públicas, com João Alegria (Fundação Roberto Marinho), Vivianne Naigeborin (Fundação Arymax) e Gustavo Heidrich (UNICEF); e outro sobre parcerias para transformação institucional, com Livia Felix (1MiO/UNICEF) e Vanessa Tarantini (ACNUR).
Participaram também organizações envolvidas no desenvolvimento da jornada, como Olabi, Casa 1, Hermanitos, InPacto, CIEDS, CEDECA, Uniperiferias, IOS, Oxfam e Roda Educativa, além de especialistas em juventudes indígenas, relações étnico-raciais e juventudes rurais.
A iniciativa conta com a parceria estratégica do programa **Education Above All Foundation** da Silatech, com apoio da NIVEA e da Fundação Arymax.