Mais de 10 mil alunos da rede municipal de Itabira, Região Central de Minas, receberão uniformes novos e completos para o início do ano letivo. O uniforme escolar está sendo produzido por uma Fábrica Social que emprega mulheres em situação de vulnerabilidade social do município. O trabalho é resultado de um Termo de Fomento entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo e o Instituto ITI. A decisão inédita de trazer toda a produção para dentro do município, incentivando a economia local e a empregabilidade, foi da Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Serão entregues cerca de 90 mil, desde o berçário até o 9º ano do Ensino Fundamental II. O kit é composto por camiseta, bermuda ou short saia, agasalho, calça, meia, tênis e mochila. A Fábrica Social é gerida pelo Insituto ITI, uma organização da sociedade civil que capacita as mulheres em corte e costura, criando uma rede sustentável de produção, em que muitas mulheres tem a oportunidade de fazer o uniforme do próprio filho.
Para o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), a iniciativa é de grande importância enquanto política pública de valorização e dignidade para nossos estudantes da rede municipal. “Além dos diversos investimentos realizados na educação itabirana, como a reforma de todas as escolas, kit de robótica e ciência, além da merenda balanceada e exame de vista com direito a óculos de grau gratuito, não podemos deixar de destacar o quão importante é a entrega dos uniformes escolares, que contribuem para a economia familiar e trazem para nossos alunos uma sensação de bem estar e segurança”, salientou Marco Antônio Lage.
Para a secretária de Educação do município, Laura Souza, a iniciativa consolida uma política pública que faz parte de uma educação de qualidade. “Iniciamos em 2021 o processo de aquisição dos uniformes escolares e agora em 2024 temos a alegria de iniciar a produção em Itabira, com mulheres que muitas vezes são mães de alunos, e que estão recheando essas peças com muito amor e cuidado. Entendemos que uma educação de qualidade passa por merenda de qualidade, por uma proposta pedagógica robusta e por dignidade e atenção em todos os âmbitos. Criança uniformizada é criança segura!”, destacou a secretária.