BRASÍLIA — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de participar do último ato de campanha de Guilherme Boulos, candidato do Psol que concorre à prefeitura de São Paulo neste segundo turno das eleições municipais. Ele também não irá a São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde votaria no próximo domingo (27).
O candidato do Psol à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, contava com a participação do presidente Lula em seu último ato antes da eleição, assim como ocorreu na véspera do primeiro turno. No sábado que antecedeu a ida dos eleitores às urnas, Lula participou de evento da campanha de Boulos na avenida Paulista, em São Paulo.
O petista decidiu não viajar a São Paulo em razão do acidente doméstico do último sábado (19). O presidente sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada e cortou a cabeça. Ele precisou ser socorrido para o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde os médicos deram pontos no corte sofrido.
A equipe constatou que Lula sofreu uma pequeno hemorragia no cérebro. Por orientação médica, ele também precisou cancelar a viagem à Rússia, onde participaria da 16ª Cúpula do Brics. Desde o acidente, o presidente não retornou às agendas oficiais no Palácio do Planalto.
Ele vai voltar à sede do Executivo federal nesta sexta-feira (25) para cerimônia de assinatura do acordo de reparação e compensação pelo rompimento de barragem de rejeitos em Mariana em 2019. Na ocasião, as mineradoras Vale, BHP e Samarco vão assinar o maior acordo da história junto à União.