Uma escola foi arrombada e outra foi atingida por queda de árvores neste domingo de eleições (27 de outubro) em Belo Horizonte. No entanto, nenhum dos dois locais de votação, que ficam na região Oeste da capital, teve o processo eleitoral prejudicado, conforme informações repassadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e pelas forças de seguranças.
A escola estadual Hermenegildo Chaves, no bairro Vista Alegre, foi arrombada na madrugada deste domingo. “Não houve nenhuma situação de atrelamento desse arrombamento com a eleição. Houve dano ao patrimônio, mas nenhum equipamento da Justiça Eleitoral foi danificado,” assegurou a porta-voz da Polícia Militar de Minas, Layla Brunnela. A major ainda destacou que não houve nenhum registro de boca de urna no Estado.
Já o Corpo de Bombeiros afirmou que, por causa da forte chuva que atingiu a capital na noite desse sábado (26), três árvores caíram sobre a escola municipal Mestre Ataíde, no bairro Estrela do Oriente. Duas foram cortadas e uma terceira ainda está no local, mas não oferece risco para os eleitores, segundo a corporação. “A sala onde a árvore está caída foi isolada. Após o horário de votação, nossa equipe vai realizar o corte. Temos uma guarnição no local tranquilizando e orientando os eleitores. Não houve vítimas,” enfatizou a coronel Amanda Miranda, porta-voz dos bombeiros.
Urnas substituídas
Em coletiva à imprensa no início da tarde deste domingo (27/10), o secretário do TRE, Pablo Aragão, atualizou o número de urnas que precisaram ser substituídas no Estado. Até o momento, dezesseis equipamentos foram trocados, sendo 8 em Belo Horizonte e 8 em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
O representante da Justiça Eleitoral ainda aproveitou para fazer uma recomendação aos eleitores. “Temos uma previsão de chuva para a tarde, que pode atrapalhar ou causar empecilho ao exercício do direito de voto. Por isso, recomendamos que o eleitor compareça ao local de votação o quanto antes possível.”